Capital
Imunização

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada no Rio

Com apenas 20% do público alvo vacinados, Secretaria Municipal de Saúde busca ampliar a cobertura da vacinação contra gripe.

Compartilhe:
31 de maio de 2023
Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada no Rio
Há preocupação maior com os grupos prioritários na vacinação contra gripe

A Prefeitura do Rio decidiu prorrogar a Campanha de Vacinação contra gripe, que terminaria nesta quarta-feira (31). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), agora, todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem se vacinar contra a gripe.

O objetivo da prorrogação da vacinação contra gripe é ampliar a cobertura da população residente na capital. Segundo os dados municipais, até esta terça-feira (30), a cobertura da população geral contra a Influenza estava em 21%, o que equivale a quase 1,4 milhão de doses aplicadas.

A SMS alerta que é essencial que as pessoas busquem uma unidade de saúde para se vacinar o quanto antes, pois a vacina previne casos graves e complicações decorrentes da gripe, especialmente em crianças e idosos.

Locais de vacinação contra gripe

A vacinação contra a gripe está disponível nas 237 unidades de Atenção Primária, como clínicas da família e centros municipais de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As unidades que funcionam com horário estendido e aos sábados podem ser consultadas na plataforma “Onde Ser Atendido” (https://pcrj.maps.arcgis.com/apps/webappviewer/index.html?id=014d8ab512a34f259bb27c8a13d4d65f).

A Prefeitura também ressalta que os interessados também podem se vacinar no Super Centro Carioca de Vacinação, localizado em Botafogo, que funciona diariamente, das 8h às 22h, inclusive aos domingos, e conta com um serviço de drive-thru. Há também pontos extras de vacinação em diferentes locais pela cidade, que podem ser consultados por meio do link https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/ .

A SMS reforça a importância da vacinação contra a influenza e destaca que a imunização é fundamental para prevenir casos graves e complicações, principalmente entre os grupos mais vulneráveis. A busca pela vacinação deve ser feita o quanto antes, visando proteger a saúde de toda a população durante o período de sazonalidade das doenças respiratórias.