Capital
Conservação

Prefeitura do Rio inicia revitalização do Parque do Flamengo

Secretaria Municipal de Conservação Pública inicia trabalhos de revitalização do local, tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Compartilhe:
16 de fevereiro de 2022
Prefeitura do Rio inicia revitalização do Parque do Flamengo
O prefeito da cidade, Eduardo Paes, participou do início dos trabalhos de revitalização no Parque do Flamengo. Crédito: Beth Santos / Prefeitura do Rio

Um dos locais mais famosos da cidade do Rio de Janeiro, Patrimônio Mundial da Humanidade, o Parque do Flamengo passará por obras de revitalização. A prefeitura do Rio, por meio da secretaria Municipal de Conservação, começou os trabalhos nesta quarta-feira.

Dividida em quatro etapas, as obras de revitalização começaram pela reforma da Cidade das Crianças, equipamento infantil idealizado pela pedagoga Ethel Bauzer Medeiros, e das quadras poliesportivas. A previsão de conclusão é para o início do segundo semestre.

Nesta primeira fase do projeto também serão feitos serviços como a recuperação de pisos em pedras portuguesas, saibro e concreto; manutenção de balizadores, guarda-corpos e grampos de proteção para calçadas; plantio de grama e reposição de bancos e mesas em concreto. Os tradicionais campos de grama sintética também serão reformados.

Para a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, é motivo de orgulho devolver ao Rio de Janeiro um espaço tão valorizado por cariocas e turistas “Há mais de dez anos o Parque do Flamengo não passava por uma revitalização desse porte. O restauro da Cidade das Crianças, por exemplo, atende a um pedido antigo da população e devolve uma área de lazer que marcou a infância de muita gente”, frisou.

Fases de revitalização

As próximas fases da revitalização do Parque do Flamengo incluem a restauração do Coreto Estrela e a manutenção dos pavimentos da ciclovia e da pista de skate. O entorno do Monumento a Estácio de Sá, do Museu Carmem Miranda, do Pavilhão Japonês e do anfiteatro, bem como das passagens subterrâneas da Avenida Rui Barbosa e das ruas Tucumã e Dois de Dezembro também serão recuperados.

Idealizado por Lotta de Macedo Soares, o Parque do Flamengo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. O projeto paisagístico é de Roberto Burle Marx e a concepção urbanística, de Affonso Eduardo Reidy.

A iluminação do acesso às passagens subterrâneas está em processo de modernização, dentro do programa Luz Maravilha, PPP de iluminação pública. A iluminação dos pontos do Aterro, principalmente das passagens subterrâneas, será modernizada com projeto para minimizar os danos causados pelo vandalismo. Os pontos de luz do Aterro já são de LED e recebem manutenção constante.