A capital fluminense é um dos principais cartões postais do Brasil e do mundo. Ela está entre os lugares favoritos de brasileiros e um dos mais cobiçados pelos estrangeiros. Não por acaso a procura por hotéis e pontos turísticos disparou nos últimos meses.
De acordo com pesquisa do Observatório de Turismo do Rio de Janeiro, o setor cresceu 12,5% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. O percentual representa que nos primeiros seis meses do ano foram 584,6 mil visitantes a mais na Cidade Maravilhosa. Desta forma, foram totalizados 5,2 milhões de turistas em 2024.
Do total de visitantes, o número de brasileiros cresceu 13,5%, enquanto o de estrangeiros teve alta de 1,15%.
Dados de geolocalização por celular da Secretaria de Turismo do Rio, fornecidos pelo Geodata, revelam que a faixa etária predominante entre turista é de 40 a 49 anos (22,5%), seguida por pessoas de 30 a 39 anos (21,1%), com a maioria permanecendo na cidade por três a quatro dias.
Apesar de queda de 33% na economia da Argentina, o maior fluxo de turistas na cidade foram os argentinos, acompanhados de chilenos e americanos (29,08%) e uruguaios (20,2%).
Em maio, a cidade recebeu o show da cantora norte-americana Madonna, na praia de Copacabana, que reuniu quase 2 milhões de pessoas. Durante esse período, houve um aumento de 12,1% nas vendas do setor na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Para o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Anhanguera, Alexandre de Almeida, o aumento dos dados já era esperado. “Com eventos de grande magnitude, muitos hotéis e restaurantes ampliaram contratações, pagaram horas extras aos funcionários e expandiram seus estoques de produtos e alimentos, reforçando indiretamente os cais das empresas fornecedoras. O turismo é como uma roda, atinge todos os setores logísticos”, explica.
A prefeitura do Rio realizou uma pesquisa sobre a quantidade de visitantes em 20 dos principais atrativos cariocas. Os dados mostram a liderança de Copacabana. No ano passado, a Praia de Copacabana e a orla do Leme receberam 6,9 milhões de turistas nacionais e estrangeiros. O segundo lugar da lista já surpreende sendo ocupado pelo Parque do Flamengo. O local esteve no roteiro de 4 milhões de viajantes no ano passado.
O estudo também revelou surpresas, com a Catedral Metropolitana, as favelas da Rocinha e do Vidigal e a região da Pequena África — com a Pedra do Sal e o Largo de São Francisco da Prainha. Eles aparecem à frente de pontos tradicionais, como Pão de Açúcar e Cristo Redentor, no ranking dos locais mais frequentados.
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