Capital

Turismo na capital fluminense tem alta histórica

A capital fluminense é um dos principais cartões postais do Brasil e do mundo. Ela está entre os lugares favoritos de brasileiros e um dos mais cobiçados pelos estrangeiros. Não por acaso a procura por hotéis e pontos turísticos disparou nos últimos meses.

De acordo com pesquisa do Observatório de Turismo do Rio de Janeiro, o setor cresceu 12,5% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. O percentual representa que nos primeiros seis meses do ano foram 584,6 mil visitantes a mais na Cidade Maravilhosa. Desta forma, foram totalizados 5,2 milhões de turistas em 2024.

Do total de visitantes, o número de brasileiros cresceu 13,5%, enquanto o de estrangeiros teve alta de 1,15%.

Hermanos movimentaram turismo carioca

Dados de geolocalização por celular da Secretaria de Turismo do Rio, fornecidos pelo Geodata, revelam que a faixa etária predominante entre turista é de 40 a 49 anos (22,5%), seguida por pessoas de 30 a 39 anos (21,1%), com a maioria permanecendo na cidade por três a quatro dias.

Apesar de queda de 33% na economia da Argentina, o maior fluxo de turistas na cidade foram os argentinos, acompanhados de chilenos e americanos (29,08%) e uruguaios (20,2%).

Madonna impulsionou dados do turismo

Em maio, a cidade recebeu o show da cantora norte-americana Madonna, na praia de Copacabana, que reuniu quase 2 milhões de pessoas. Durante esse período, houve um aumento de 12,1% nas vendas do setor na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Anhanguera, Alexandre de Almeida, o aumento dos dados já era esperado. “Com eventos de grande magnitude, muitos hotéis e restaurantes ampliaram contratações, pagaram horas extras aos funcionários e expandiram seus estoques de produtos e alimentos, reforçando indiretamente os cais das empresas fornecedoras. O turismo é como uma roda, atinge todos os setores logísticos”, explica.

Praia de Copacabana lidera ranking de visitação

A prefeitura do Rio realizou uma pesquisa sobre a quantidade de visitantes em 20 dos principais atrativos cariocas. Os dados mostram a liderança de Copacabana. No ano passado, a Praia de Copacabana e a orla do Leme receberam 6,9 milhões de turistas nacionais e estrangeiros. O segundo lugar da lista já surpreende sendo ocupado pelo Parque do Flamengo. O local esteve no roteiro de 4 milhões de viajantes no ano passado.

O estudo também revelou surpresas, com a Catedral Metropolitana, as favelas da Rocinha e do Vidigal e a região da Pequena África — com a Pedra do Sal e o Largo de São Francisco da Prainha. Eles aparecem à frente de pontos tradicionais, como Pão de Açúcar e Cristo Redentor, no ranking dos locais mais frequentados.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

André Ceciliano e Eduardo Paes

*Por Paulo Marinho Quando chego aos 76 anos fico espantado com os erros que cometi…

4 horas atrás

Exclusivo: André Lazaroni se filia ao PSD em ato no Centro do Rio

Por Marcos Vinicius Cabral André Lazaroni oficializou, na noite de segunda-feira (9), sua filiação ao…

18 horas atrás

“Esse Rio é Meu” chega a quatro municípios em 2026

O programa Esse Rio é Meu (EREM), que atua na integração da educação pública com…

20 horas atrás

Cabo Frio inaugura base do BPTur no Peró

Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos, passou a sediar, a partir desta terça-feira (10),…

22 horas atrás

Volta Redonda investe R$12 milhões na Guarda Municipal

A Prefeitura de Volta Redonda tem realizado, nos últimos anos, uma série de investimentos voltados…

22 horas atrás

Escolas municipais de Japeri iniciam ano letivo

As escolas da rede municipal de ensino de Japeri, na Baixada Fluminense, dá início ao…

23 horas atrás