Categorias: CapitalSaúde

Prefeitura do Rio inaugura Centro Especializado em Infectologia na Praça da Bandeira

A cidade do Rio ganhou um novo centro de referência em infectologia que trabalhará com foco nos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento, como consultas e exames, a pacientes com HIV. Pessoas com tuberculose, hepatites virais e hanseníase também poderão se tratar no local.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário de Saúde, Daniel Soranz, inauguraram o Centro Especializado em Infectologia Valda do Borel (CEI), na Praça da Bandeira, Zona Norte da cidade. A unidade fica dentro da Policlínica Hélio Pellegrino, e a previsão é que receba 2.500 pacientes por mês, reduzindo o tempo de espera por assistência nas especialidades disponíveis.

“As clínicas da família permitiram que muita gente entrasse no sistema de saúde. A dificuldade que se tem é sempre em relação à especialidade. Temos cerca de 25 mil pessoas na cidade com o vírus da Aids, uma doença que, hoje, pode ser tratada, a pessoa pode ter uma vida normal. Aqui é um Centro Especializado em Infectologia, com um foco voltado para a Aids. Já abrimos o Super Centro Carioca de Saúde e vamos continuar abrindo centros de especialidades por toda a cidade”, afirmou Eduardo Paes.

Pacientes encaminhados ao Centro de Infectologia

Além de infectologia, o CEI será referência para avaliação de gastroenterologia, hepatologia, pneumologia, dermatologia, entre outros serviços. Para ser atendido no CEI, os pacientes que tenham indicação para alguma dessas especialidades serão encaminhados via Sistema de Regulação (Sisreg) pelas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde).

“Hoje, 25 mil pessoas vivem com HIV na cidade do Rio de Janeiro. A nossa expectativa é poder continuar o tratamento dessas pessoas também aqui no Centro Especializado, além de 286 clínicas da família e centros municipais de saúde, que já fazem a distribuição de medicamentos. Este centro vai ser uma grande referência para os pacientes que precisam de cuidados mais complexos” disse Soranz.

O CEI também será um polo de pesquisas e treinamentos de profissionais de saúde da rede SUS. Os médicos e enfermeiros da Atenção Primária, que já atendem esses pacientes de forma mais próxima, passarão por capacitações guiadas por médicos especialistas do CEI e, assim, retornarão às suas unidades com conhecimentos práticos atualizados.

Posts Recentes

Prefeitura de Maricá firma parceria internacional

A Prefeitura de Maricá e o Ministério do Comércio e Desenvolvimento Industrial do Governo Revolucionário…

6 horas atrás

Parque Madureira receberá evento gratuito no dia 30

Um dos cartões-postais mais celebrados da Zona Norte carioca, o Parque Madureira será o endereço…

7 horas atrás

Gerdau Transforma abre inscrições em Santa Cruz

A Gerdau está com inscrições abertas para o programa Gerdau Transforma, que chega ao bairro…

7 horas atrás

Economia Prateada: Oportunidades de Negócios

Por Juedir Teixeira* Nos últimos anos, a economia prateada ganhou destaque nas discussões sobre o…

7 horas atrás

Mundial de Ginástica Rítmica acontece pela primeira vez no Rio

O governador Cláudio Castro recebeu, nesta segunda-feira (18), no Palácio Laranjeiras, a comitiva do Mundial…

8 horas atrás

Volta Redonda e Barra Mansa recebem edição do CONECTA

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) realizará…

1 dia atrás