Abertura do Caravana Federativa. Foto: Facebook/André Ceciliano
O Caravana Federativa chegou ao Rio de Janeiro, onde registrou cerca de 2 mil atendimentos só no primeiro dia. O evento começou na quinta-feira (28) e se encerra nesta sexta (29), no Expo Mag (antigo Centro de Convenções Sul-América), na capital fluminense. A presença do evento federal do Rio mostra a força de André Ceciliano, secretário Especial de Assuntos Federativos do governo federal, e Andrew Renato, secretário Especial Adjunto de Assuntos Federativos. A próxima parada será em Porto Alegre (RS).
Entre os serviços de maior demanda estavam os ligados aos ministérios de Desenvolvimento Social, da Cultura e da Justiça. Na primeira edição da Caravana Federativa ocorreu na capital da Bahia, no mês passado, e levou atendimento e serviços de 34 ministérios de outras entidades do Governo Federal às prefeituras.
Na ocasião, foram atendidos cerca de 30 prefeitos, chefes de gabinete, vereadores, secretários e representantes de prefeituras de municípios baianos. As principais pautas levadas à caravana foram o programa Wi-Fi Brasil; sinal de telefonia; radiodifusão comunitária; distribuição de kits de TV Digital do programa Digitaliza Brasil; programa Computadores para Inclusão e Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC); e implementação do 5G nos municípios.
Um dos objetivos do evento é cumprir o papel de facilitador da cooperação entre os governos federal, estadual e municipal. Durante a Caravana Federativa, os prefeitos e gestores municipais têm acesso direto aos ministérios e autarquias, que oferecem atendimento aos gestores de cada cidade.
O evento também busca assegurar a adesão das prefeituras aos programas sociais atualmente disponíveis, como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, e Mais Médicos, entre outros. Na Bahia, por exemplo, o evento contou órgãos federais como a Caixa Econômica Federal, e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para auxiliar prefeitos e gestores municipais a solucionar eventuais entraves.
Um dos municípios que participou foi o de Teresópolis, na região serrana. O prefeito Vinicius Claussen, secretários, subsecretários e outros servidores estiveram presentes. Teresópolis foi convidada para participar da caravana por André Ceciliano, e pelo Governador Cláudio Castro. Ambos participaram da abertura do evento, além do prefeito do Rio, Eduardo Paes.
“Conseguimos através da interlocução e da aproximação trabalhar todos os projetos de Teresópolis. Aqui, os municípios conseguem resolver questões relacionadas a emendas parlamentares, programas do governo federal e projetos de investimentos na cidade”, comentou o prefeito.
Às vésperas da Semana Santa – quando o consumo de vinhos aumenta no país –,…
Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…
A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…
A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…
Neste sábado (5), a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Armação dos Búzios promoverá a…