Depois das escolas de samba e blocos no Rio, quem entra em ação são os garis da Comlurb. A companhia de limpeza municipal informou que já recolheu mais de mil toneladas de resíduos em diversos pontos da festança na cidade – e ainda faltam o Desfile das Campeãs, os últimos desfiles na Nova Intendente e os blocos que saem no próximo fim de semana. Só na última terça-feira (21), Comlurb removeu 182,8 toneladas de lixo do Sambódromo, da Nova Intendente e das ruas da capital.
De acordo com a Prefeitura, do total coletado naterça-feira, 129 toneladas foram retiradas de ruas por onde passaram os blocos, enquanto 33 toneladas vieram do Sambódromo. Outras 9,9 toneladas foram retiradas após a passagem das agremiações da Série Bronze, na Nova Intendente, oito toneladas dos bailes populares em diversos bairros da cidade e 2,9 toneladas dos desfiles de Blocos de Enredo na Avenida Chile.
Para garantir a limpeza da cidade, a Comlurb informou que mobilizou para este Carnaval 3.657 garis por dia. Desse total, 889 funcionários atuam diretamente no Sambódromo, com o apoio de 21 veículos, sendo 14 caminhões compactadores, quatro basculantes, dois mini basculantes e uma pipa d’água para lavagem da pista com água de reuso.
A prefeitura diz que a Comlurb também recolhe material potencialmente reciclável na Passarela do Samba. Para o serviço de coleta seletiva são 22 garis. Outros 20 atuaram na limpeza dos sete postos de saúde da Marquês de Sapucaí. A companhia de limpeza instalou 800 contêineres de 240 litros para o descarte correto dos resíduos.
Ainda segundo a prefeitura, agentes municipais já aplicaram, desde o início do pré-Carnaval, no dia 28 de janeiro, 1.045 multas a foliões que poluem as ruas. Do total, 279 foram por descarte de pequenos resíduos nas ruas (latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e embalagens de lanches), com multa no valor de R$ 273,09.
Outras 754 multas foram para pessoas urinando em via pública, com penalização no valor de R$ 748,21; e outras 12 em artigos variados da Lei de Limpeza Urbana.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…