Programação de Carnaval terá 32 eventos e 56 blocos em Cabo Frio. (Foto de banco de imagens)
O Carnaval oficialmente começa apenas em 1º de março, mas em Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos, a festa antecipada tem início neste fim de semana. A programação da Associação dos Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (ABACCAF) segue até o dia 15 de março, com 28 blocos animando diversos pontos da cidade. Neste ano, o tema escolhido é “Carnaval da Fé”, com o objetivo de promover a integração religiosa e combater a intolerância.
De acordo com Joir Reis, presidente da ABACCAF, a proposta é resgatar a história do Carnaval e destacar seu aspecto de celebração e união. “A ideia é combater a intolerância religiosa e desmistificar essa visão de que o Carnaval é uma festa profana. O Carnaval tem origem no entrudo, que era uma celebração cristã. O que estamos fazendo é resgatar esse lado da festa, que sempre foi sobre união e celebração da vida”, afirmou. Segundo Joir, a associação ainda aguarda uma reunião com o prefeito para alinhar detalhes finais da programação.
A programação começa neste sábado (22), com o Bloco Encosta Que Ele Cresce, na Rua Ismar Gomes de Azevedo, no Centro, das 19h às 23h59. Na sexta-feira seguinte (28), o Bloco A Moda C se apresenta no Forte São Matheus das 14h às 18h. No mesmo dia, na Estação do Carnaval, na Praia do Forte, ocorre a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, seguida pelo desfile do Bloco da Inclusão e os Brasileirinhos.
O sábado de Carnaval (1º de março) conta com diversas atrações, incluindo o Bloco da Latinha, Bloco dos Brahmeiros, Bloco Gentileza Gera Gentileza e Bloco Azul e Branco, que farão concentrações e desfiles em diferentes regiões da cidade.
No domingo (2), a folia começa ao meio-dia com o Bloco Perocão, seguido por Bloco das Damas, Bloco do Risco, Bloco Boi da Barra e Bloco da Coruja – Acadêmicos de Cabo Frio. A programação segue intensa na segunda (3) e terça-feira (4) de Carnaval, com blocos tradicionais como o Rala Ovo, Os Piratas, Oh Sorte + Foleyzada e Família É Mole Mas É Meu.
A festa continua após o Carnaval, com o Bloco da Cidadania, Bloco Delas, Bloco Quero Mais e Bloco Unidos do Boi Cabrunco animando a cidade na semana seguinte. O encerramento acontece no dia 15 de março, com o Bloco União do Arrastão, que parte do Campo da Gamboa e percorre as ruas do bairro.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A cidade de Barra Mansa, no Sul Fluminense, segue recebendo as ações do Programa Limpa…
A cidade de São João da Barra, no Norte Fluminense, foi palco, nesta segunda-feira (28),…
Neste 28 de julho, Dia do Agricultor, o Governo do Estado do Rio de Janeiro…
O Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi homenageado na…
Por Juedir Teixeira* Introdução No cenário competitivo atual, os pequenos e médios varejistas enfrentam desafios…
A Prefeitura do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para 3.500 vagas em cursos…