Cultura & Lazer

Carnaval de Iguaba Grande inicia com reforço na segurança

A partir desta sexta-feira (28), a cidade de Iguaba Grande, na Região dos Lagos, dá início à sua programação oficial de carnaval. Durante cinco dias, diversos pontos do município, como a Praça da Estação, a Praça Edyla Pinheiro, a orla e o Centro, serão palco das festividades. A expectativa é que o evento dobre o número de pessoas na cidade, ultrapassando os 50 mil visitantes.

Com o aumento expressivo de público, a segurança será um dos principais focos durante o período festivo. A Polícia Militar anunciou, na última terça-feira (25), em reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), que o efetivo de agentes de plantão será quadruplicado, passando de 40 para 200 policiais. De acordo com o tenente Rocha, responsável pela 7ª Companhia da PM, a medida visa garantir a segurança tanto de moradores quanto de turistas.

PM, Polícia Civil e Guarda Municipal no Carnaval de Iguaba Grande

Além do reforço policial, a Secretaria de Segurança de Iguaba Grande confirmou a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, que contará com 240 servidores, além do apoio de 20 policiais reformados e guardas ambientais. O presidente do CCS, Zane Machado, enfatizou as ações preventivas implementadas na cidade. “Iguaba Grande é, sem dúvidas, a cidade mais segura do Estado do Rio de Janeiro. Nosso trabalho conjunto entre Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil tem foco na prevenção, e medidas como a proibição de garrafas de vidro nos eventos ajudam a evitar situações de risco”, destacou.

Na reunião do CCS, um dos temas debatidos foi o aumento de 57% nos furtos entre 2023 e 2024, conforme dados divulgados na imprensa. A delegada da 127ª DP, Janaína Peregrino, ponderou que os índices referem-se exclusivamente a furtos em casas de veraneio. “Isso não representa uma ameaça à segurança pública nem deve gerar insegurança na população”, explicou. O tenente Rocha complementou que, devido ao baixo número de ocorrências, algumas análises estatísticas podem parecer desproporcionais. “Se em um semestre uma meta zera e, no outro, há um caso, o sistema interpreta como aumento de 100%. Isso não reflete a realidade”, disse.

Outra medida anunciada para reforçar a segurança durante o carnaval é a ampliação do monitoramento por câmeras. Segundo Zane Machado, um Polo Integrado de Segurança será instalado no bairro Vila Nova, com apoio do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) e novas câmeras de reconhecimento facial serão instaladas em pontos estratégicos da cidade. “O governo municipal tem atendido às demandas da área, e estamos confiantes em um carnaval seguro e organizado”, concluiu.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 

Posts Recentes

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

11 minutos atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

17 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

18 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

24 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

1 dia atrás