Entre os dias 22 e 28 de setembro, o carnaval fluminense ganhou as ruas da Colômbia. A manifestação artística e cultural foi tema de palestras em duas cidades do país vizinho: San Juan del Pasto e Mocoa. O Instituto MentoresHub – Associação da Economia Criativa do Brasil realizou seminários, oficinas, trocas de saberes e rodadas de negócios. O objetivo foi promover a internacionalização da produção artística.
A ação foi contemplada no edital Ano Rio-Colômbia, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj). Entre os artistas presentes estavam a atriz e destaque performático da Viradouro, Egili Oliveira, o carnavalesco Valdo Lima e supervisor de áudio da Sapucaí, Leonardo Bessa.
“Em 2023, a cultura fluminense tomou conta das ruas, praças e instituições de Madri, com uma expedição que levou 110 artistas e garantiu 30 ativações em um mês. Desta vez, a missão internacional foi ainda maior. Começamos as ativações em solo colombiano no mês de agosto, com o objetivo de promover um grande encontro destinado à troca de experiências, através de um diálogo que transcende fronteiras e abre portas para os artistas e instituições que produzem cultura”, explica a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Carnaval como forma de intercâmbio cultural
A ação do MentoresHub e Sececrj tem como foco o intercâmbio cultural entre profissionais brasileiros e colombianos. Em parceria com “El Carnaval de Negros y Blancos”, o seminário envolveu profissionais do carnaval. Eles compartilharam tecnologias de realização e criação, em oficinas e palestras, através da história, composição de samba enredo, carros e elementos alegóricos.
Além disso, três profissionais de Mocoa e três de San Juan del Pasto envolvidos com o carnaval colombiano foram selecionados para um seminário e imersão nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro. A iniciativa está prevista para 2025.
A celebração “El Carnaval de Negros y Blancos” foi declarada Patrimônio Cultural da Nação em 2022. A festividade acontece em janeiro, em San Juan del Pasto. A manifestação cultural representa a identidade e riqueza do povo latino e atrai um grande número de turistas de todos os cantos do país e do exterior.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.