O seminário envolveu profissionais do carnaval. (Foto: Alex Ferro, RIOTUR)
Entre os dias 22 e 28 de setembro, o carnaval fluminense ganhou as ruas da Colômbia. A manifestação artística e cultural foi tema de palestras em duas cidades do país vizinho: San Juan del Pasto e Mocoa. O Instituto MentoresHub – Associação da Economia Criativa do Brasil realizou seminários, oficinas, trocas de saberes e rodadas de negócios. O objetivo foi promover a internacionalização da produção artística.
A ação foi contemplada no edital Ano Rio-Colômbia, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj). Entre os artistas presentes estavam a atriz e destaque performático da Viradouro, Egili Oliveira, o carnavalesco Valdo Lima e supervisor de áudio da Sapucaí, Leonardo Bessa.
“Em 2023, a cultura fluminense tomou conta das ruas, praças e instituições de Madri, com uma expedição que levou 110 artistas e garantiu 30 ativações em um mês. Desta vez, a missão internacional foi ainda maior. Começamos as ativações em solo colombiano no mês de agosto, com o objetivo de promover um grande encontro destinado à troca de experiências, através de um diálogo que transcende fronteiras e abre portas para os artistas e instituições que produzem cultura”, explica a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
A ação do MentoresHub e Sececrj tem como foco o intercâmbio cultural entre profissionais brasileiros e colombianos. Em parceria com “El Carnaval de Negros y Blancos”, o seminário envolveu profissionais do carnaval. Eles compartilharam tecnologias de realização e criação, em oficinas e palestras, através da história, composição de samba enredo, carros e elementos alegóricos.
Além disso, três profissionais de Mocoa e três de San Juan del Pasto envolvidos com o carnaval colombiano foram selecionados para um seminário e imersão nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro. A iniciativa está prevista para 2025.
A celebração “El Carnaval de Negros y Blancos” foi declarada Patrimônio Cultural da Nação em 2022. A festividade acontece em janeiro, em San Juan del Pasto. A manifestação cultural representa a identidade e riqueza do povo latino e atrai um grande número de turistas de todos os cantos do país e do exterior.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A operação “Cidade Limpa” vem transformando as vias públicas de Nova Iguaçu, cidade da Baixada…
A Prefeitura de Cabo Frio autuou, na tarde de sexta-feira (17), um ônibus de turismo…
*Por Paulo Marinho Resignado e triste, o ex-presidente Jair Bolsonaro, durante almoço comemorativo aos 15…
*Por Guilherme Schleder Fala, galera! Um prazer enorme ocupar esse novo espaço aqui no Conexão…
Já pensou em provar uma múmia de nozes, uma bruxa recheada de Nutella ou um…
Terminou nesta quinta-feira (16) a imersão técnica realizada nas instalações nucleares de Angra dos Reis…