Baixada Fluminense
Carnaval

A força de Lampião vive! Imperatriz Leopoldinense é campeã do Grupo Especial

Após cair em 2019 e voltar à elite em 2020, Imperatriz deixa 2022 ruim para trás e leva o título contando a história do cangaceiro nordestino.

Compartilhe:
22 de fevereiro de 2023
A força de Lampião vive! Imperatriz Leopoldinense é campeã do Grupo Especial
Imperatriz voltou a conquistar o título do Grupo Especial após 22 anos

A Imperatriz Leopoldinense levou para a Marquês de Sapucaí um samba que contou a história de um Lampião rejeitado no céu e no inferno, com o enredo “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”.

E, por ironia do destino, pode se definir como “do inferno ao céu” os últimos anos da escola. Da queda para a Série Ouro em 2019, a volta em 2020 e ao quase rebaixamento em 2022, veio e redenção. O nono título do Grupo Especial e o fim de uma espera de 22 anos.

A apuração começou com a expectativa de qual seria o quesito fiel da balança para diferenciar desfiles nivelados por alto de Imperatriz, Viradouro e Vila Isabel. A campeã seguiu na ponta de cabo a rabo e viu suas principais oponentes derraparem em Harmonia e Samba-Enredo.

Na quadra da escola, em Ramos, a alegria da comunidade que abraçou o projeto do Carnaval 2023 desde o início, mesmo diante de um resultado ruim em 2022. E o fruto colhido foi delicioso, com direito a presença da família de Lampião, incluindo sua filha com Maria Bonita, de 90 anos, que desfilou na Sapucaí.

Imperatriz numa ponta, Império na outra

A mesma indefinição em relação a quem conquistaria o título do Grupo Especial era desenhada quando o assunto era rebaixamento para a Série Ouro. Escolas de menor cacife, como Império Serrano e Paraíso do Tuiuti, fizeram desfiles de muita qualidade, enquanto que as gigantes Portela e Salgueiro cometeram falhas graves.

No fim das contas, sobrou para a Verde e Branco da Serrinha, que havia subido para o Grupo Especial em 2022 com o título da Série Ouro. Sem garantir quatro “dez” em nenhum quesito, a Império Serrano ficou em último lugar, com apenas 265,6 pontos. A penúltima colocada, Mocidade, ficou com 266,5 pontos.

Salgueiro, Mocidade e Portela, que haviam apresentado problemas específicos na avenida, conseguiram se segurar, sendo que o Salgueiro conseguiu conquistar pontuação suficiente para se credenciar ao desfile das campeãs. A Portela, que levou seu centenário à avenida, ficou na antepenúltima colocação.

Confira o resultado final da Apuração do Grupo Especial do Carnaval

  1. Imperatriz Leopoldinense – 269,8
  2. Unidos do Viradouro – 269,7
  3. Unidos de Vila Isabel: 269,3
  4. Beija-Flor de Nilópolis: 269,2
  5. Estação Primeira de Mangueira: 269,1
  6. Acadêmicos do Grande Rio: 268,6
  7. Acadêmicos do Salgueiro: 268,5
  8. Paraíso do Tuiuti: 268,3
  9. Unidos da Tijuca: 268,2
  10. Portela: 267,7
  11. Mocidade Independente de Padre Miguel: 266,6
  12. Império Serrano: 265,6