Publicação detalha etapas para obtenção do Selo Queijo Artesanal e busca fortalecer a agroindústria fluminense. (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro lançou uma cartilha informativa voltada aos produtores de queijos artesanais. A publicação tem como objetivo orientar sobre os requisitos e etapas necessárias para a obtenção do Selo Queijo Artesanal — certificação que reconhece a autenticidade, qualidade e segurança dos produtos elaborados no território fluminense.
A iniciativa é da Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal, responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE/RJ), que atua no registro e fiscalização das agroindústrias que produzem alimentos de origem animal no Estado.
O Selo Queijo Artesanal tem como propósito não apenas garantir que os produtos atendam aos critérios técnicos exigidos por lei, mas também valorizar o saber tradicional, a identidade regional e a economia local. Com a certificação, os queijos artesanais fluminenses ganham respaldo para serem comercializados em todo o Brasil. “A cartilha é uma ferramenta que aproxima o produtor das boas práticas e da legalidade, descomplicando o caminho até a certificação. O selo representa uma chancela de qualidade e um diferencial competitivo que fortalece a agroindústria local”, afirmou o secretário de Agricultura, Dr. Flávio.
Disponível no site da Secretaria de Agricultura, o material explica de forma clara o passo a passo para que as indústrias registradas no SIE/RJ possam solicitar o selo, desde o atendimento às exigências sanitárias até os trâmites burocráticos para emissão da certificação.
Segundo Carolina Martins, coordenadora de Educação Sanitária da Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal, a publicação pretende facilitar o acesso à informação, tanto para produtores já registrados quanto para aqueles que desejam formalizar suas atividades. “O incentivo à produção depende de orientações claras. A cartilha destaca as etapas necessárias para a obtenção do selo, promovendo segurança para quem produz e para quem consome”, destacou Martins.
A expectativa da Secretaria é que a cartilha estimule a regularização de mais produtores, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva dos queijos artesanais e assegurando produtos com qualidade e origem garantidas ao consumidor final.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura de Cambuci, no Norte Fluminense, publicou o Decreto nº 1.893, de 15 de…
Moradores de Rio Bonito, na Região dos Lagos, poderão participar, na próxima sexta-feira (23), de…
O dia 16 de janeiro marcou a inauguração da Carreta da Saúde da Mulher no…
*Por Marcos Luz O Rio de Janeiro sempre flertou com o fundo do poço na…
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, abre nesta segunda-feira (19) as…
*Por Guilherme Schleder Fala, galera! As emoções e os benefícios da atividade física são únicos.…