Variedades

Cartilha do RJ orienta sobre Selo Queijo Artesanal

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro lançou uma cartilha informativa voltada aos produtores de queijos artesanais. A publicação tem como objetivo orientar sobre os requisitos e etapas necessárias para a obtenção do Selo Queijo Artesanal — certificação que reconhece a autenticidade, qualidade e segurança dos produtos elaborados no território fluminense.

A iniciativa é da Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal, responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE/RJ), que atua no registro e fiscalização das agroindústrias que produzem alimentos de origem animal no Estado.

O Selo Queijo Artesanal tem como propósito não apenas garantir que os produtos atendam aos critérios técnicos exigidos por lei, mas também valorizar o saber tradicional, a identidade regional e a economia local. Com a certificação, os queijos artesanais fluminenses ganham respaldo para serem comercializados em todo o Brasil. “A cartilha é uma ferramenta que aproxima o produtor das boas práticas e da legalidade, descomplicando o caminho até a certificação. O selo representa uma chancela de qualidade e um diferencial competitivo que fortalece a agroindústria local”, afirmou o secretário de Agricultura, Dr. Flávio.

Disponível no site da Secretaria de Agricultura, o material explica de forma clara o passo a passo para que as indústrias registradas no SIE/RJ possam solicitar o selo, desde o atendimento às exigências sanitárias até os trâmites burocráticos para emissão da certificação.

Cartilha pretende facilitar o acesso à informação

Segundo Carolina Martins, coordenadora de Educação Sanitária da Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal, a publicação pretende facilitar o acesso à informação, tanto para produtores já registrados quanto para aqueles que desejam formalizar suas atividades. “O incentivo à produção depende de orientações claras. A cartilha destaca as etapas necessárias para a obtenção do selo, promovendo segurança para quem produz e para quem consome”, destacou Martins.

A expectativa da Secretaria é que a cartilha estimule a regularização de mais produtores, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva dos queijos artesanais e assegurando produtos com qualidade e origem garantidas ao consumidor final.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Louzieh vai de Halloween

Já pensou em provar uma múmia de nozes, uma bruxa recheada de Nutella ou um…

2 dias atrás

Capacitação em Angra forma profissionais do setor nuclear

Terminou nesta quinta-feira (16) a imersão técnica realizada nas instalações nucleares de Angra dos Reis…

2 dias atrás

Novo Refis é aprovado pela Alerj

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quarta-feira (15),…

2 dias atrás

Japeri e Caixa Econômica alinham novos projetos e investimentos

A Prefeitura de Japeri realizou, nesta quarta-feira (15), uma reunião no Vale do Ipê, em…

2 dias atrás

Benedita ou Neguinho?

Por Nelson Lopes O PT do Rio está rachado por algo que parecia consolidado: a…

2 dias atrás

Ativista global contra o tráfico infantil visita o Phiz Chat no Rio

Em uma iniciativa marcante de combate ao tráfico infantil por meio de soluções tecnológicas seguras,…

3 dias atrás