Baixada Fluminense

Casa do Autista é anunciada em Itaguaí com atendimento especializado

A Prefeitura de Itaguaí anunciou a implementação da Casa do Autista, projeto voltado ao acolhimento e atendimento especializado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa, que funcionará inicialmente como projeto piloto, terá atuação multidisciplinar, com foco no bem-estar, qualidade de vida e autonomia das pessoas atendidas.

A nova unidade será gerida em conjunto pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde. O atendimento será exclusivo para moradores de Itaguaí, com prioridade para aqueles cadastrados no Cadastro Único e em situação de vulnerabilidade social.

Entre os principais objetivos da Casa do Autista estão a oferta de intervenções terapêuticas personalizadas, apoio às famílias e ações de conscientização e inclusão. A estrutura contará com equipe composta por profissionais das áreas de psiquiatria, fonoaudiologia, psicomotricidade, terapia ocupacional, psicopedagogia, nutrição, fisioterapia, psicologia e assistência social. Também estão previstas atividades recreativas, esportivas, de estimulação sensorial e formação para pais e profissionais.

O projeto piloto atenderá inicialmente 100 pessoas, com foco na redução da fila de espera para diagnóstico e tratamento. A proposta inclui a identificação da demanda no município, organização do fluxo de atendimentos e inserção gradual nas atividades, de acordo com as necessidades individuais.

Atendimento na Casa do Autista deve começar neste segundo semestre

O início do atendimento está previsto para o segundo semestre deste ano, por meio de convênio com uma instituição especializada. Paralelamente, a equipe técnica trabalha na adequação dos cadastros já existentes nas redes de saúde, educação e na Subsecretaria da Pessoa com Deficiência.

O deputado federal Luciano Vieira destinou uma emenda parlamentar com repasse imediato que garante o início do projeto piloto. Ele também deverá contribuir com recursos para o custeio da futura implantação do Centro de Referência, que será construído no Parque Municipal. A Secretaria de Obras já deu início à elaboração da planta da unidade e ao processo licitatório para construção.

Para garantir o acesso, será disponibilizado um ônibus adaptado para transportar, de forma imediata, pessoas com dificuldades de locomoção até a unidade.

Segundo a secretária de Assistência Social, Micheli Sobral, a Casa do Autista também atuará como um espaço de convivência e formação. “Precisamos conscientizar a sociedade sobre o autismo, e isso será feito por meio de ações de capacitação e estímulo ao respeito à diversidade”, afirmou.

Além dos recursos já assegurados, a Prefeitura articula a captação de novos aportes federais, estaduais e da iniciativa privada, com destaque para contribuições aos fundos municipais, especialmente o da Pessoa com Deficiência.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Japeri recebe espetáculo sobre memórias e resistência

O Grupo Código, referência cultural de Japeri,na Baixada Fluminense, comemora duas décadas de trajetória com…

1 dia atrás

ABA/RJ estreia congresso na Sta. Úrsula

A Associação Brasileira dos Advogados, através da presidente da Comissão Previdenciária Estadual, a advogada Juliana…

2 dias atrás

Denker é destaque no Mondial de La Bière

O Rio celebra o Mondial de La Bière, no Pier Mauá, até 14 de setembro,…

2 dias atrás

Produção de grãos cresce 2,2% no Rio de Janeiro na safra 2024/25

Com aumento da área produtiva, o Rio de Janeiro registrou crescimento de 2,2% na produção…

2 dias atrás

Programa Acelera chega ao Rio para micro e pequenas empresas

No dia 23 de setembro, micro e pequenas empresas (MPEs) do Rio de Janeiro que…

2 dias atrás

Búzios sedia encontro nacional sobre turismo regional

Nesta semana, nos dias 11 e 12 de setembro, Armação dos Búzios, na Região dos…

2 dias atrás