A Casa Firjan foi palco, nesta terça-feira (25), do Conexões – Hub RJ – Startup 2025, um evento que reuniu empresários, empreendedores, investidores, pesquisadores e líderes acadêmicos para discutir o Programa Hub RJ Startup Rio 2025. Lançado em fevereiro pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o edital conta com um investimento recorde de R$12 milhões este ano. O objetivo é impulsionar startups e fortalecer a economia digital, consolidando o Rio de Janeiro como um polo de tecnologia e empreendedorismo.
Durante o evento, os participantes conheceram as iniciativas do Hub de Inovação, criado para conectar talentos, oferecer suporte e transformar ideias em soluções de impacto. Além disso, foram apresentados cases de startups que já se destacam no mercado, como a MF Papaya, de Campos dos Goytacazes, que desenvolveu tecnologia para a sexagem precoce do mamoeiro, e a NanoSaúde, especializada em nanotecnologia aplicada ao diagnóstico e tratamento de doenças.
Diversas autoridades e especialistas do setor estiveram na Casa Firjan
O encontro contou com a presença de diversas autoridades e especialistas do setor. Antonio Carlos Vilela, 2º vice-presidente da Firjan CIRJ, destacou a importância de um ambiente de negócios favorável para estimular a inovação. “A Firjan apoia o ecossistema de inovação e empreendedorismo no estado. O Conecta Lab, nossa aceleradora de startups, promove a competitividade das indústrias fluminenses ao oferecer apoio gratuito a empresas com qualificação, gestão e acesso ao mercado”, afirmou.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, reforçou o impacto do programa na economia local e apresentou ao público o robô Castro, um dos destaques do evento. Com tecnologia avançada e interação em tempo real, o robô simbolizou a importância da inovação para o Estado.
A presidente da Faperj, Caroline Alves, ressaltou a missão da instituição em fomentar a inovação e conectar talentos ao mercado. “A inovação precisa de vocês. Precisamos de pessoas com ideias capazes de suprir demandas e gerar soluções para desafios reais. Este edital é mais um passo na construção de um ecossistema sólido e dinâmico”, destacou.
Criado em 2013 pelo governo do Estado, o programa Startup Rio tem desempenhado um papel fundamental na estruturação de um ambiente propício para o desenvolvimento de startups. Além de suporte financeiro, técnico e estrutural, o programa contribui para a transformação de ideias em negócios sustentáveis, consolidando o Rio de Janeiro como uma referência no setor de tecnologia.
As inscrições para o edital Hub RJ Startup 2025 seguem abertas até o dia 29 de abril, e podem ser realizadas on-line pelo site do sisFAPERJ. O resultado parcial será divulgado em 23 de maio.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.