Categorias: Norte Fluminense

ICMS Ecológico: Casimiro de Abreu recebe Seas e Inea para capacitação de gestores e funcionários

Promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Capacitação do ICMS Ecológico 2023, a principal política pública de indução da agenda ambiental nos municípios fluminenses, contou com a participação de  gestores e funcionários de secretarias municipais de Meio Ambiente da Prefeitura de Casimiro de Abreu.

O evento aconteceu no Cine Teatro Meus Oito Anos, na cidade do Norte Fluminense, e teve enfoque nos novos critérios, metodologias, formulários e prazos que compõem o cálculo do mecanismo tributário.

As capacitações acontecerão em cidades estratégicas para que todos os municípios tenham a oportunidade de enviar seus representantes e terem o pleno entendimento a respeito do recurso.

O encontro serviu também como uma troca de experiências entre os municípios participantes: Casimiro de Abreu, Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro D’Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Rio das Ostras e Macaé.

O prefeito de Casimiro, Ramon Gidalte, compôs a mesa de abertura juntamente com o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Barreto; o presidente do Conselho de Meio Ambiente, Gerson Vieira; e o coordenador do ICMS Ecológico, Emiliano Reis.

“É uma honra sediar essa capacitação, pois temos a sensibilidade de entender que todos nós temos o compromisso de cuidar e proteger do ambiente em que vivemos”, ressaltou Ramon.

Samuel destacou a assinatura do decreto que repassa 100% do valor do ICMS Verde para o Fundo Municipal de Meio Ambiente, além de ações que ajudaram a aumentar a arrecadação do recurso neste ano. 

“Tivemos um aumento de aproximadamente 43% no valor do repasse em relação ao ano anterior. Isso mostra que estamos no caminho certo”, falou Samuel.

ICMS Ecológico

O ICMS Ecológico completa 15 anos de implantação em 2023, com média de repasse anual em torno de R$ 300 milhões. Funciona como um mecanismo tributário de incentivo às políticas públicas de conservação ambiental desenvolvidas pelos municípios, garantindo a eles uma fatia maior do ICMS.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

19 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

19 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

19 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

21 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

21 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

21 horas atrás