Meio Ambiente
Iguaba Grande

Cavalos-marinhos avistados em Iguaba Grande

Campanha do projeto Cavalos-Marinhos, Prefeitura de Iguaba Grande e Universidade Santa Úrsula evita o manuseio do animal.

Compartilhe:
12 de fevereiro de 2022
Cavalos-marinhos avistados em Iguaba Grande
Projeto Cavalos-Marinhos instala placas em locais onde os animais são avistados - Crédito: Prefeitura de Iguaba Grande

Você já viu cavalos-marinhos bem de pertinho? O Projeto Cavalos-Marinhos/RJ mapeia locais onde esses animaizinhos simpáticos podem ser encontrados. E um desses lugares é a orla de Iguaba Grande, na Região dos Lagos.

Esse aparecimento dos animais na Lagoa de Araruama têm despertado a curiosidade e interesse da população e isso pode representar risco para a espécie. Por isso, o Projeto Cavalos-Marinhos e a Prefeitura de Iguaba Grande, em parceria com a Universidade Santa Úrsula lançaram uma campanha para evitar que a população manuseie o animal. 

Cavalos-marinhos ameaçados

Para cuidar desses animais ameaçados de extinção, foram instaladas placas informativas em toda a orla do município de Iguaba Grande explicando sobre a biologia destes animais. Os textos também orientam sobre as ameaças que os animais sofrem através da captura para o mercado de aquariofilia e venda dos animais secos.

“É muito importante ressaltar que esses animais são protegidos pela portaria 445 do Ministério do Meio Ambiente, que proíbe a captura, transporte, armazenamento e comercialização dos pequenos animais. Portanto, é importante que toda população ajude nos cuidados com esses animais.” Disse a coordenadora do Projeto Cavalos-Marinhos, Natalie Freret-Meurer.

Quem quiser ajudar a defender os animais pode avisar quando fizer algum avistamento. O Projeto Cavalos-Marinhos/RJ criou o programa Consciência Cidadã, que recebe mensagens através das redes sociais do próprio projeto. Basta informar o local e a data de avistamento.

Desta forma, a população colabora para a missão de mapear todas as localidades e periodicidade em que os animais são vistos. Inicialmente, as placas foram instaladas na praia dos Ubás, mas a ação também irá se estender para outros pontos de toda a orla da cidade.