Central de Manipulação de Florais de Caxias celebra 2 anos

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, comemora dois anos de atividades da Central de Manipulação de Florais. O equipamento da rede municipal de saúde da cidade da Baixada Fluminense funciona na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Dois Irmãos, no 1º distrito.

A central conta com o trabalho de profissionais cadastrados no programa de Práticas Integrativas Complementares (PICS) de Duque de Caxias e tem como objetivo receber as solicitações enviadas pelos Terapeutas Florais cadastrados no programa municipal, para que os florais sejam entregues gratuitamente aos usuários. Nesses dois anos, quase 4 mil fórmulas florais já foram manipuladas pelos profissionais da Central.

A Terapia Floral é uma prática natural, integrativa e complementar, que utiliza essências florais, promovendo equilíbrio emocional, saúde e bem-estar. Assim, com as emoções saudáveis, a saúde física também se beneficia e torna-se menos suscetível a doenças.

Além dos florais

Os produtos não têm contraindicações, podendo ser usada por todas as pessoas. Os atendimentos de Terapia Floral acontecem nas unidades de saúde da Atenção Primária e Atenção Especializada da rede municipal de saúde. Além dela, o programa de Práticas Integrativas também oferece as terapias de Acupuntura, Auriculoterapia, Cromoterapia, Reiki, Reflexologia e Shantala.

“A Central é um serviço pioneiro no Brasil e que chega aos pacientes da rede municipal de forma totalmente gratuita. Em dois anos, já somos referência e compartilhamos essa iniciativa de sucesso em diversos encontros e congressos pelo país. Graças ao trabalho da equipe responsável pela Central, chegamos a 3.980 fórmulas florais manipuladas nesses dois anos de atividades”, destacou Flávia Ferreira Nascimento, Terapeuta Floral e coordenadora do PICS no município.

Em Duque de Caxias, o programa de Práticas Integrativas Complementares teve início em 2018, mesmo ano em que as PICS foram autorizadas pelo SUS, e conta com o apoio dos Departamentos de Vigilância em Saúde (DVS) e de Atenção Primária (DAP).

Posts Recentes

Siro Darlan de olho na pena de Marcinho VP

*Por Paulo Marinho O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ),…

2 horas atrás

Feira de vinhos agita o Rio

Às vésperas da Semana Santa – quando o consumo de vinhos aumenta no país –,…

2 dias atrás

A frustração de Pedro Paulo

Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…

2 dias atrás

Prefeitura de Levy Gasparian inicia obra de expansão em ciclovia

A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…

2 dias atrás

Programa Território Ancestral é lançado em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

2 dias atrás

Agricultura de Casimiro de Abreu recebe mais incentivo

A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…

2 dias atrás