Baixada Fluminense
Solidariedade

Prefeitura de Caxias realiza mutirão de doação de sangue no Hospital Moacyr do Carmo no dia 13

Ação especial de doação de sangue no hospital de Caxias tem o objetivo de alimentar o banco de sangue do Hemorio, que está estoque baixo.

Compartilhe:
07 de dezembro de 2022
Prefeitura de Caxias realiza mutirão de doação de sangue no Hospital Moacyr do Carmo no dia 13
A doação de sangue é destinada ao banco de sangue do Hemorio Crédito: Gabriel Mendes/SECOMDC

A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, realiza com frequência mutirões de doação de sangue. No dia 13, haverá mutirão especial de Natal, em parceria com o Hemorio, no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC). A campanha para coleta de sangue acontece das 10h às 16h, no auditório do Hospital, e está aberta a todos os voluntários aptos a doar.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta os doadores que é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto. O Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo está localizado na Rodovia Washington Luiz, 3.200 – Parque Beira Mar.

A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que salva vidas. Desde o início do ano, o Hemorio vem sofrendo com queda nas doações, com quase três mil bolsas a menos em relação ao mesmo período de 2021. Esse número impacta diretamente o suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do estado do Rio. 

De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo o país, são coletadas por ano uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue.

Quem pode doar?

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. 

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. 

Pessoas com doenças transmissíveis, mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar somente após 10 dias do desaparecimento dos sintomas. Quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias da aplicação (48h em caso de Coronavac).

Serviço doação de sangue:

“Mutirão Especial de Doação de Sangue no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo”
Data: 13/12, Terça-feira
Horário: 10h às 16h
Local: Auditório do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (Rodovia Washington Luiz, 3.200).
É obrigatória a apresentação de documento original com foto.