Neste 2025, o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRJ) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) estão completando 70 anos de história. Criadas em 7 de novembro de 1955, as duas instituições se tornaram marcos fundamentais na trajetória do comércio varejista brasileiro.
O CDLRio, um dos exemplos mais bem-sucedidos de entidade de classe, deu origem ao cedelismo no Brasil. Já o SPC revolucionou o sistema de crediário, transformando completamente a relação entre lojistas e consumidores.
Ao longo dessas sete décadas, o CDLRio vem prestando relevantes serviços ao comércio varejista do Rio de Janeiro. Seu modelo inspirou a criação de diversas outras entidades representativas, como as CDL’s, a CNDL e a FCDL.

“Essa trajetória também se fortaleceu ao longo dos anos com parcerias estratégicas. Ao lado da Equifax/Boa Vista, oferecemos inteligência de dados e soluções para apoiar decisões de crédito e impulsionar resultados. E, com nossa rede de entidades parceiras em todo o Estado do Rio de Janeiro, conectamos pessoas, conhecimento e oportunidades que fazem os negócios avançarem de forma consistente”, destaca Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio.
Segundo ele, muitas das inovações que hoje marcam o varejo já foram — ou são — temas de palestras, fóruns e reuniões promovidas pela entidade, que busca constantemente se antecipar às tendências do setor.
“Por isso, o CDLRio persegue o caminho da modernização, da atualização técnica e operacional, e da responsabilidade social. Entendemos que a sobrevivência e a evolução do comércio varejista, um setor de forte concorrência, dependem de contínuo aprimoramento”, conclui Aldo.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



