Saúde
Saúde

Centro cardiológico em Volta Redonda atende 11 mil pessoas em 2023

O Centro Cardiológico Municipal Camilo Riker Furtado, em Volta Redonda, no Sul Fluminense, realizou 11 mil atendimentos em 2023, desde sua inauguração em maio. Já o número de exames chegou a 4,5 mil.

Compartilhe:
25 de janeiro de 2024
Vinicius
Centro cardiológico em Volta Redonda atende 11 mil pessoas em 2023
Novo centro em Volta Redonda pretende reunir em um só local todo o acompanhamento. Foto: Cris Oliveira/Divulgação

O Centro Cardiológico Municipal Camilo Riker Furtado, em Volta Redonda, no Sul Fluminense, realizou 11 mil atendimentos em 2023, desde sua inauguração em maio. Já o número de exames chegou a 4,5 mil, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Ao ser idealizado, a proposta do Centro Cardiológico Municipal Camilo Riker Furtado era reunir no mesmo local consultas, exames e terapias de reabilitação para pacientes cardiológicos de Volta Redonda referenciados pelas unidades da Atenção Primária em Saúde.

De acordo com a prefeitura, oito cardiologistas da Rede Municipal de Saúde, que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde), trabalham na unidade, sendo que dois deles fazem o risco cirúrgico dos pacientes que são encaminhados. Antes da consulta, os pacientes passam pelo acolhimento feito pelas técnicas de enfermagem, que consiste na aferição da pressão arterial e o teste HGT (Hemogloibina glicada).

Estrutura de centro cardiológico em Volta Redonda

Quanto à estrutura, o Centro Cardiológico tem, além da recepção e consultórios, salas exclusivas de ergometria (teste de esforço), eletrocardiograma/Holter/Mapa, ecocardiograma e reabilitação cardíaca. Por meio da centralização do atendimento, com as consultas e vários exames e reabilitações realizados no mesmo local, o paciente tem o atendimento agilizado ao poder fazer alguns exames no mesmo dia da consulta, sem ter de esperar pelo agendamento, ou com a marcação sendo feita logo após a consulta com o especialista. É o caso, por exemplo, do serviço de reabilitação cardíaca, em que o paciente terá o acompanhamento do médico especialista e fisioterapeuta.

A secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, destacou os resultados apresentados pela unidade, que faz parte dos esforços da SMS na prevenção das doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo.

“O número de atendimentos e exames mostram a eficácia da iniciativa, que integra nosso compromisso. Ter um centro de referência como esse é essencial para salvar vidas e dar melhores condições de saúde à população”, afirmou.