Baixada Fluminense

Centro de Memória da Costa Verde divulga programação cultural em julho

O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, localizado no Shopping PátioMix, em Itaguaí, divulgou sua programação para o mês de julho. Com entrada gratuita e patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o espaço oferece atividades de terça a domingo voltadas à valorização das culturas indígenas, afrodescendentes e tradicionais da região.

Em cartaz ao longo de todo o mês, a exposição “Tuguyrape: Indígenas na Região da Costa Verde” é uma das principais atrações. A mostra apresenta costumes e histórias dos povos Guarani Mbya e Pataxó, destacando o conceito de Corpo-Território como forma de resistência identitária. Segundo a curadora Ana Paula da Silva, “é um convite para tornar mais visíveis as ricas culturas desses povos”.

Atividades para diferentes públicos no Centro de Memória da Costa Verde

A programação inclui também atividades educativas voltadas a diferentes públicos. Às terças-feiras, das 10h às 17h, estudantes do ensino fundamental participam de oficinas, cineclube e jogos artesanais. Às quintas, das 18h às 20h, a ação é dedicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades são coordenadas por Washington Kirk, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Itaguaí.

Outro destaque do mês é a exposição itinerante “A Presença dos Africanos na Costa Verde: Tesouros da Realeza”, que segue até 27 de julho no Centro Cultural Frei Affonso Jorge Braga, em Muriqui, Mangaratiba. A mostra reúne objetos, imagens e histórias de comunidades quilombolas como Campinho da Independência, Ilha da Marambaia e Santa Rita do Bracuí.

A programação inclui ainda o lançamento do livro “Os Sentimentos que Ecoam pelo o meu Corpo”, da jovem escritora Andy Ferreira, no dia 27, às 17h. O evento contará com roda de conversa e sorteio de exemplares.

Já no dia 8, das 18h às 21h, acontece um encontro presencial e online do projeto Formar Cultura – Laboratório de Produção Cultural, no Espaço Célula, em Itaguaí. As inscrições estão abertas até 1º de julho pelo site formarcultura.org.

Fechando a programação, no dia 24 de julho, o projeto “Música na Escola” realiza um ensaio aberto no Colégio José Maria de Brito, com apresentações de alunos participantes das oficinas de teoria musical e prática instrumental promovidas pelo Centro de Memória.

A agenda reafirma o papel do Centro como espaço de promoção e valorização das culturas tradicionais da Costa Verde, com atividades acessíveis a todas as idades e perfis de público.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

O que é mais forte que o Supremo?

*Por Professor Hélvio Costa Não conheço a autoria desta narrativa. Recordo-me apenas da história ouvida…

9 horas atrás

Desfile de 134 anos de Teresópolis é tema de reunião

A preparação para o desfile cívico em comemoração aos 134 anos de emancipação de Teresópolis,…

10 horas atrás

Empreendedorismo cresce no Rio de Janeiro entre 2020 e 2024

Mais de 1 milhão de empresas foram abertas no Estado do Rio de Janeiro entre…

10 horas atrás

Doação de sangue no Ilha Plaza terá posto especial em julho

O Ilha Plaza Shopping, na Ilha do Governador, será palco de mais uma edição da…

10 horas atrás

Gestão Profissionalizada no Varejo

Por Juedir Teixeira* Uma das características mais marcantes dos empresários varejistas brasileiros é sua inclinação…

11 horas atrás

Agricultura Social leva cidadania e renda para comunidades rurais do RJ

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou no último sábado (28) o projeto…

1 dia atrás