Cultura & Lazer

Centro de Memória da Costa Verde promove programação especial em junho

O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, localizado no Shopping PátioMix, em Itaguaí, preparou uma programação especial para o mês de junho. Com entrada franca e patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o espaço promove uma série de ações voltadas à valorização das culturas indígenas, quilombolas e imigrantes da região.

Entre os destaques está o final de semana comemorativo da imigração japonesa, marcado para os dias 27, 28 e 29 de junho. A programação inclui oficinas culturais de ikebana (arranjo floral), origami e escrita japonesa, além de apresentações dos alunos da Escola José Maria de Brito. No dia 27, às 17h, o grupo Rio Nikkei Taiko fará uma apresentação de tambores japoneses. No dia seguinte, também às 17h, será realizada uma demonstração de artes marciais com o mestre Nil Rocha. O encerramento acontece no dia 29, às 14h.

Outra atração importante é a exposição itinerante “A Presença dos Africanos na Costa Verde: Tesouros da Realeza”. A mostra reúne imagens, objetos e registros das comunidades quilombolas de quatro territórios remanescentes: Campinho da Independência (Paraty), Ilha de Marambaia (Mangaratiba), Santa Rita do Bracuí (Angra dos Reis) e Santa Justina–Santa Izabel (Mangaratiba). A exposição fica em cartaz até o dia 9 de junho no Museu Municipal de Mangaratiba e será reaberta no dia 13 no Centro Cultural Frei Afonso Jorge Braga, em Muriqui.

Atividades pedagógicas no Centro de Memória

O Centro de Memória também realiza atividades pedagógicas voltadas para escolas públicas, de terça a domingo. As exposições temáticas são acompanhadas por jogos artesanais e sessões audiovisuais. Às terças-feiras, os estudantes do ensino fundamental participam das atividades das 10h às 17h. Já às quintas-feiras, das 18h às 20h, as ações são voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A programação inclui cineclube e oficinas conduzidas por Washington Kirk, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itaguaí.

No dia 14 de junho, o espaço sedia ainda o evento do projeto Redes Lab, realizado em parceria com a Atitute Inicial e o Instituto Mazomba. A proposta visa fortalecer instituições sociais nos municípios de Itaguaí e Mangaratiba, oferecendo capacitação e suporte à gestão de projetos sociais.

Toda a programação acontece no Centro de Memória, localizado na Rodovia Rio-Santos, e é aberta ao público.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Substituição do Riocard Mais começa em Friburgo

Os usuários do transporte coletivo municipal de Nova Friburgo, na Região Serrana, que têm direito…

15 horas atrás

Capacitação para prevenção da violência na infância é promovida em Mesquita

A Prefeitura de Mesquita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a capacitação “Infância…

15 horas atrás

Casimiro de Abreu divulga lista da pré-matrícula da Rede Municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu, no Leste Fluminense, disponibiliza, a partir…

16 horas atrás

Secovi Rio empossa nova diretoria para o quadriênio 2026–2030

O Secovi Rio (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e…

17 horas atrás

Firjan Sul Fluminense sedia Hora Técnica da Procuradoria do Inea

A Firjan Sul Fluminense sediou, na última quinta-feira (22), a Hora Técnica da Procuradoria do…

18 horas atrás

Fculti Verão leva programação cultural gratuita a Itaguaí

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza entre os dias…

2 dias atrás