Atividades incluem oficinas, exposições, cineclube e capacitação social. (Foto: Divulgação)
O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, localizado no Shopping PátioMix, em Itaguaí, preparou uma programação especial para o mês de junho. Com entrada franca e patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o espaço promove uma série de ações voltadas à valorização das culturas indígenas, quilombolas e imigrantes da região.
Entre os destaques está o final de semana comemorativo da imigração japonesa, marcado para os dias 27, 28 e 29 de junho. A programação inclui oficinas culturais de ikebana (arranjo floral), origami e escrita japonesa, além de apresentações dos alunos da Escola José Maria de Brito. No dia 27, às 17h, o grupo Rio Nikkei Taiko fará uma apresentação de tambores japoneses. No dia seguinte, também às 17h, será realizada uma demonstração de artes marciais com o mestre Nil Rocha. O encerramento acontece no dia 29, às 14h.
Outra atração importante é a exposição itinerante “A Presença dos Africanos na Costa Verde: Tesouros da Realeza”. A mostra reúne imagens, objetos e registros das comunidades quilombolas de quatro territórios remanescentes: Campinho da Independência (Paraty), Ilha de Marambaia (Mangaratiba), Santa Rita do Bracuí (Angra dos Reis) e Santa Justina–Santa Izabel (Mangaratiba). A exposição fica em cartaz até o dia 9 de junho no Museu Municipal de Mangaratiba e será reaberta no dia 13 no Centro Cultural Frei Afonso Jorge Braga, em Muriqui.
O Centro de Memória também realiza atividades pedagógicas voltadas para escolas públicas, de terça a domingo. As exposições temáticas são acompanhadas por jogos artesanais e sessões audiovisuais. Às terças-feiras, os estudantes do ensino fundamental participam das atividades das 10h às 17h. Já às quintas-feiras, das 18h às 20h, as ações são voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A programação inclui cineclube e oficinas conduzidas por Washington Kirk, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itaguaí.
No dia 14 de junho, o espaço sedia ainda o evento do projeto Redes Lab, realizado em parceria com a Atitute Inicial e o Instituto Mazomba. A proposta visa fortalecer instituições sociais nos municípios de Itaguaí e Mangaratiba, oferecendo capacitação e suporte à gestão de projetos sociais.
Toda a programação acontece no Centro de Memória, localizado na Rodovia Rio-Santos, e é aberta ao público.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Com uma programação diversificada, que vai de festivais gastronômicos e musicais a experiências de contato…
A Prefeitura de Quatis, no Sul Fluminense, divulgou nesta semana um alerta à população sobre…
Centenas de fiéis participaram, na tarde da última quinta-feira (17), da Santa Missa em ação…
A Inklua, empresa de consultoria dedicada à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de…
O Festival AgroSerra - da Roça ao Prato é realizado anualmente em Secretário, que faz…
Por Nelson Lopes A família Bolsonaro, finalmente, se posicionou de maneira mais enfática em relação…