Economia

Centros de Atendimento ao Empreendedor batem recorde de atendimentos

Os Centros de Atendimento ao Empreendedor (CAE) já atenderam mais de 9,5 mil empreendedores somente no primeiro trimestre de 2025, um número superior ao total de atendimentos realizados ao longo de todo o ano passado no Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa, desenvolvida pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e com participação do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ), tem se consolidado como a maior referência no suporte contábil para empreendedores cariocas e fluminenses.

Para o Coordenador Geral do projeto, Paulo Cunha, esse aumento na procura demonstra o impacto positivo dos CAEs no ambiente de negócios. “Os números mostram que os empreendedores estão cada vez mais buscando apoio para regularizar suas atividades e expandir seus negócios com segurança, acesso à informação e suporte técnico qualificado”, destaca.

A Superintendente Geral do IBAM, Claudia Ferraz, também reforça a relevância do projeto e a necessidade de expandir as parcerias institucionais. “O crescimento do CAE comprova que esse é o caminho, proporcionando aos empreendedores e empreendedoras acesso a um atendimento eficiente e de qualidade para a sustentabilidade de seus negócios”, afirma.

Centros de Atendimento ao Empreendedor oferecem uma série de serviços

Os CAEs oferecem uma série de serviços fundamentais para micro e pequenos empresários, incluindo formalização, regularização e fortalecimento dos negócios. Entre os principais atendimentos prestados estão a abertura, alteração e baixa de empresas, suporte para Microempreendedores Individuais (MEIs), emissão de guias e documentos fiscais, além de orientações sobre obrigações tributárias e regulatórias. O projeto também facilita a mediação de demandas junto à Jucerja, garantindo que os empresários operem dentro da legalidade e ampliem sua capacidade de crescimento no mercado.

Atualmente, os CAEs estão distribuídos nos municípios do Rio de Janeiro (Bonsucesso, Campo Grande, Penha, Realengo, Santa Cruz, na sede da JUCERJA, Centro, Penha Circular e Méier), além de Seropédica, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Barra do Piraí, Valença e Bom Jesus do Itabapoana.

O crescimento na busca por esses serviços reforça a necessidade de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo e da inclusão produtiva, garantindo apoio técnico e institucional para o desenvolvimento econômico do estado. Para mais informações, acesse o site do Centro de Atendimento ao Empreendedor.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Volta Redonda e Barra Mansa recebem edição do CONECTA

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) realizará…

5 horas atrás

Circuito Rural de Barra Mansa reúne 700 pessoas em Floriano

O distrito de Floriano recebeu, no domingo (17), a 2ª etapa do Circuito Rural de…

6 horas atrás

Visconde é campeão da Copa Calcário 2025

Ao vencer a equipe do Bom Jardim por 2 a 0 nesse domingo (17), o…

8 horas atrás

IFRJ de Arraial do Cabo abre vagas em curso gratuito para mulheres

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Arraial do Cabo, na Região…

8 horas atrás

Pelé, Milton Gonçalves e Gloria Maria

*Por Paulo Marinho Ganhou força na TV Globo a descoberta de um pedido inédito dos…

9 horas atrás

Festival celebra mulheres negras e movimenta Rio de Janeiro

A Conexão G, Fórum Estadual de Mulheres Negras RJ, Instituto Búzios, Instituto Marielle Franco, Movimento…

9 horas atrás