Economia
Política Pública

Certificação Selo Azul impulsiona Economia do Mar fluminense

Iniciativa inédita busca incentivar políticas públicas sustentáveis nas cidades costeiras.

Compartilhe:
21 de fevereiro de 2025
Sara Oliveira
Certificação Selo Azul impulsiona Economia do Mar fluminense
Primeira certificação mundial de cidades azuis é apresentada no Rio de Janeiro. (Foto: Bernardo Meireles)

Por Sara Oliveira

Nesta quinta-feira (20), a Federação das Associações Comerciais do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ) lançou a Certificação Selo Azul – Cidades Costeiras, em um evento realizado na sede da Secretaria de Estado da Energia e da Economia do Mar (Seenemar). A iniciativa inédita tem como objetivo fomentar a chamada economia azul, promovendo a gestão sustentável dos recursos marítimos nos 443 municípios costeiros do Brasil.

O Selo Azul se propõe a ser um marco para o desenvolvimento sustentável das cidades litorâneas, estabelecendo um modelo de certificação sem precedentes. Trata-se da primeira certificação no mundo voltada exclusivamente para políticas públicas do mar, reconhecendo municípios que adotam práticas responsáveis para a preservação e desenvolvimento econômico sustentável dos oceanos e zonas costeiras. A certificação é baseada em 20 requisitos e no índice da Economia Azul, que englobam governança, gestão costeira, incentivo aos setores marítimos, preservação dos ecossistemas e fomento ao empreendedorismo azul, impulsionando o desenvolvimento local e valorizando o bioma marinho brasileiro.

Deputada Estadual Célia Jordão, o secretário da Seenemar, Cássio Coelho e o presidente da Facerj Robson Carneiro

Durante o evento, a FACERJ assinou um memorando de entendimento com a Seenemar, formalizando uma parceria para a capacitação das prefeituras do Estado do Rio de Janeiro na implementação do Selo Azul. O documento foi assinado pelo secretário da Seenemar, Cássio Coelho, e pelo presidente da FACERJ, Robson Carneiro, tendo como testemunha a deputada estadual Célia Jordão.

“Quero agradecer a todos pela presença neste dia tão importante para a economia do mar. Agora, vamos dar os próximos passos para que a Certificação Selo Azul – Cidades Costeiras avance por todo o Estado do Rio de Janeiro, capacitando as prefeituras para que todos os requisitos sejam cumpridos e recebam o selo”, ressaltou o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho.

Certificação Selo Azul – Cidades Costeiras tem o apoio do Insper

A certificação conta com o apoio do Centro de Estudos das Cidades do Insper, que atua na formação de executivos em economia azul e cidades, além do suporte da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e da Associação das Empresas da Economia do Mar (ABEEMAR).

O evento reuniu diversas autoridades e representantes de instituições que apoiam a iniciativa, incluindo o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), Sérgio Romay; o presidente da Agência Estadual de Fomento (Agerio), Sergio Gusman; o reitor da UNISUAM, Arapuan Motta Netto; e o assessor da presidência do Sebrae/RJ, Renato Regazzi.

“Tivemos aqui um momento emblemático, onde a Facerj e a Seenemar assinaram um Memorando de Entendimento que vai possibilitar a capacitação das prefeituras do Estado do Rio com o Selo Azul, que foi feito com muita dedicação por especialistas renomados do Brasil. É uma parceria que, de fato, vai mudar a cara da economia do mar”, destacou o presidente da FACERJ, Robson Carneiro.

João Leal, superintendente da Seenemar, ao centro

O superintendente de Portos, Terminais e Assuntos Nucleares da Seenemar, João Leal, também ressaltou a importância da certificação. “Mais um dia especial aqui na Seenemar! Sob a liderança do secretário Cássio Coelho e juntamente com o presidente da Facerj e do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Robson Carneiro, firmamos um acordo de cooperação técnica com a assinatura do Memorando de Entendimento, que visa consagrar o Selo Azul, uma iniciativa inovadora de política pública no âmbito da economia do mar”, afirmou.

A Certificação Selo Azul – Cidades Costeiras promete ser um divisor de águas para o desenvolvimento das regiões litorâneas do Brasil, incentivando práticas sustentáveis e fortalecendo a economia azul como um eixo estratégico para o futuro do país.

/* */