Economia

Certificação Selo Azul impulsiona Economia do Mar fluminense

Por Sara Oliveira

Nesta quinta-feira (20), a Federação das Associações Comerciais do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ) lançou a Certificação Selo Azul – Cidades Costeiras, em um evento realizado na sede da Secretaria de Estado da Energia e da Economia do Mar (Seenemar). A iniciativa inédita tem como objetivo fomentar a chamada economia azul, promovendo a gestão sustentável dos recursos marítimos nos 443 municípios costeiros do Brasil.

O Selo Azul se propõe a ser um marco para o desenvolvimento sustentável das cidades litorâneas, estabelecendo um modelo de certificação sem precedentes. Trata-se da primeira certificação no mundo voltada exclusivamente para políticas públicas do mar, reconhecendo municípios que adotam práticas responsáveis para a preservação e desenvolvimento econômico sustentável dos oceanos e zonas costeiras. A certificação é baseada em 20 requisitos e no índice da Economia Azul, que englobam governança, gestão costeira, incentivo aos setores marítimos, preservação dos ecossistemas e fomento ao empreendedorismo azul, impulsionando o desenvolvimento local e valorizando o bioma marinho brasileiro.

Deputada Estadual Célia Jordão, o secretário da Seenemar, Cássio Coelho e o presidente da Facerj Robson Carneiro

Durante o evento, a FACERJ assinou um memorando de entendimento com a Seenemar, formalizando uma parceria para a capacitação das prefeituras do Estado do Rio de Janeiro na implementação do Selo Azul. O documento foi assinado pelo secretário da Seenemar, Cássio Coelho, e pelo presidente da FACERJ, Robson Carneiro, tendo como testemunha a deputada estadual Célia Jordão.

“Quero agradecer a todos pela presença neste dia tão importante para a economia do mar. Agora, vamos dar os próximos passos para que a Certificação Selo Azul – Cidades Costeiras avance por todo o Estado do Rio de Janeiro, capacitando as prefeituras para que todos os requisitos sejam cumpridos e recebam o selo”, ressaltou o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho.

Certificação Selo Azul – Cidades Costeiras tem o apoio do Insper

A certificação conta com o apoio do Centro de Estudos das Cidades do Insper, que atua na formação de executivos em economia azul e cidades, além do suporte da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e da Associação das Empresas da Economia do Mar (ABEEMAR).

O evento reuniu diversas autoridades e representantes de instituições que apoiam a iniciativa, incluindo o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), Sérgio Romay; o presidente da Agência Estadual de Fomento (Agerio), Sergio Gusman; o reitor da UNISUAM, Arapuan Motta Netto; e o assessor da presidência do Sebrae/RJ, Renato Regazzi.

“Tivemos aqui um momento emblemático, onde a Facerj e a Seenemar assinaram um Memorando de Entendimento que vai possibilitar a capacitação das prefeituras do Estado do Rio com o Selo Azul, que foi feito com muita dedicação por especialistas renomados do Brasil. É uma parceria que, de fato, vai mudar a cara da economia do mar”, destacou o presidente da FACERJ, Robson Carneiro.

João Leal, superintendente da Seenemar, ao centro

O superintendente de Portos, Terminais e Assuntos Nucleares da Seenemar, João Leal, também ressaltou a importância da certificação. “Mais um dia especial aqui na Seenemar! Sob a liderança do secretário Cássio Coelho e juntamente com o presidente da Facerj e do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Robson Carneiro, firmamos um acordo de cooperação técnica com a assinatura do Memorando de Entendimento, que visa consagrar o Selo Azul, uma iniciativa inovadora de política pública no âmbito da economia do mar”, afirmou.

A Certificação Selo Azul – Cidades Costeiras promete ser um divisor de águas para o desenvolvimento das regiões litorâneas do Brasil, incentivando práticas sustentáveis e fortalecendo a economia azul como um eixo estratégico para o futuro do país.

Posts Recentes

Maestro Junior visita Museu da Suderj e fala de carreira em podcast

Por Marcos Vinicius Cabral Recordista de partidas pelo Flamengo com 876 jogos, o ex-jogador Junior…

51 minutos atrás

Evento no Clube de Engenharia celebra os 63 anos da regulamentação da profissão de corretor de imóveis

Em comemoração ao Dia Nacional do Corretor de Imóveis, celebrado em 27 de agosto, o…

8 horas atrás

Araruama e América ficam no 0 a 0 na semifinal da Copa Rio

Os torcedores do Araruama e do América saíram frustrados do Estádio Lourival Gomes, em Sampaio…

8 horas atrás

Portuguesa vence Maricá e abre vantagem nas semifinais da Copa Rio

Uma vitória por 2 a 0 sobre o Maricá, na tarde dessa quarta-feira (3), no…

8 horas atrás

Estudo analisa dinâmica das praias de Maricá

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizou, entre os dias 25 e 29 de agosto,…

9 horas atrás

Centro TEAcolhe será inaugurado em Queimados

O município de Queimados está prestes a inaugurar o Centro TEAcolhe, primeiro espaço da Baixada…

10 horas atrás