O Ministério da Educação divulgou, na última sexta-feira (11), os dados da avaliação nacional de alfabetização de 2024. A Cidade do Rio de Janeiro apresentou um dos melhores desempenhos do país, superando a meta nacional de 60% de crianças alfabetizadas na idade certa. A capital fluminense saltou de 56% para 64% de alunos alfabetizados no 2º ano do ensino fundamental em apenas um ano. Com esse resultado, o Rio subiu três posições no ranking das capitais e agora ocupa o 6º lugar nacional.
Entre as 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal, apenas seis conseguiram ultrapassar a meta de 60%. O Rio de Janeiro é a única entre elas que tem um número de alunos consideravelmente superior à média. Juntas, as cinco capitais que aparecem nas primeiras colocações somam menos estudantes do que a rede carioca sozinha.
O peso da conquista para a Educação da Cidade do Rio
O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, destacou o peso da conquista diante do tamanho da rede municipal. “Nossa rede gigantesca não nos impede de melhorar. Temos quase o triplo do tamanho da capital em 1º lugar, que é Fortaleza, e 17 vezes o do 2º lugar, Vitória. O resultado que alcançamos é fruto de políticas públicas robustas da nossa rede, como o programa Rio Alfabetiza. O trabalho dos nossos professores alfabetizadores é incrível e ajuda a construir o futuro da cidade do Rio”, afirmou.
Na região metropolitana do Estado, o município do Rio também se destacou. Foi o que apresentou o maior crescimento e ficou em 3º lugar entre todas as cidades da região. Mesmo com 100 vezes mais estudantes do que Paracambi, que ficou em 1º lugar, e 18 vezes mais que Petrópolis, que ficou em 2º, o Rio obteve desempenho competitivo.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.