Baixada Fluminense
Cultura

“Circolar” oferece oficina de Jongo gratuita em Itaguaí

A oficina tem o objetivo de celebrar as tradições do jongo, uma dança ancestral que mantém viva a essência da cultura afro-brasileira.

Compartilhe:
24 de outubro de 2024
Sara Oliveira
“Circolar” oferece oficina de Jongo gratuita em Itaguaí
A oficina tem o objetivo de celebrar as tradições do jongo, uma dança ancestral que mantém viva a essência da cultura afro-brasileira. (Foto: Gilson Moreira)

No próximo sábado (26), o projeto Circolar, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, promove a Oficina de Jongo no Espaço Cultural Casa do Palhaço, localizado na Rua Saldanha da Gama, s/nº, quadra 116, lote 43, Vila Ibirapitanga, Itaguaí. O evento começa às 18h e tem a entrada gratuita.

Conduzida por Bárbara Guerra, do Quilombo da Ilha da Marambaia, a Oficina de Jongo é voltada para os interessados em cultura tradicional, com foco no desenvolvimento da corporeidade e no sentido de pertencimento étnico e territorial, explorando as culturas Quilombola e Caiçara. O repertório musical inclui músicas africanas e brasileiras, inspiradas pela diáspora negra africana.

“Sugerimos que todos venham com camisa branca. Mulheres que tiverem podem vestir saias estampadas e rodadas. A atividade é aberta a todos os públicos e nós esperamos todos para dançar, aprender e celebrar a cultura quilombola”, ressalta o produtor cultural e diretor artístico do Circolar, Adriano Sampaio Evangelista (Adriano Didi).

Sobre o projeto Circolar

Idealizado pelo Grupo Cultural Turma Em Cena e produzido por Adriano Didi, o projeto Circolar celebra a rica diversidade cultural de Itaguaí com o espetáculo “Os Povos que Construíram Itaguaí”. Através de apresentações realizadas em diversas comunidades da cidade e que exploram momentos históricos marcantes, como a chegada dos portugueses, a resistência dos africanos escravizados e o impacto dos imigrantes japoneses, o projeto homenageia as diferentes culturas que moldaram a cidade. Além do espetáculo, ao longo deste ano, foram promovidas rodas de conversa sobre a “História e Identidade Territorial”, assim também como foram pintados murais artísticos inspirados na vida cotidiana local, fortalecendo o vínculo dos moradores com seus bairros. Com foco na inclusão, o projeto também desenvolve ações voltadas para pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade em todas as atividades. O Circolar reforça a identidade das comunidades tradicionais e amplia o acesso à cultura em áreas com recursos limitados.

Serviço

Oficina de Jongo
Data: 26 de outubro
Horário: às 18h
Local: Espaço Cultural Casa do Palhaço – Rua Saldanha da Gama, s/nº, quadra 116, lote 43, Vila
Ibirapitanga, Itaguaí
Classificação: Livre
Entrada gratuita


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.