Capital Político
Capital Político
Coluna

Time do Nova Iguaçu perde campeonato estadual, mas recebe homenagem na Alerj

A coluna Capital Político desta semana destaca a homenagem da Alerj ao time do Nova Iguaçu, vice-campeão carioca de futebol.

Compartilhe:
18 de abril de 2024
Time do Nova Iguaçu perde campeonato estadual, mas recebe homenagem na Alerj
Deputado Carlinhos BNH teve a iniciativa de homenagear o Nova Iguaçu

Tudo bem que chegar às finais do campeonato estadual e se sagrar vice-campeão foi um grande feito para o Nova Iguaçu Futebol Clube. Mas isso não justifica a iniciativa do deputado Carlinhos BNH em dar ao clube o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Definitivamente, a Alerj está banalizando o que deveria ser uma honraria.


PRD deixa candidatos a vereador apoiarem quem quiserem

O deputado Val Ceasa usou a tribuna da Alerj para deixar claro que o PRD, fusão do Patriotas com o PTB, caminhará junto com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, nas eleições municipais deste ano. Mas ressaltou que os candidatos a vereador não terão a obrigação de fechar com Paes Eles estão livres desde já para apoiar qualquer candidato majoritário, até o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem. Com sua estratégia, Val espera eleger pelo menos três vereadores na capital.


Deputado organiza caravana para manifestação em Copacabana

O deputado Anderson Moraes (PL) está articulando uma caravana de prefeitos ligados ao partido para a manifestação do próximo domingo (21/04) na Avenida Atlântica, em Copacabana, a partir das 10h. Mas Anderson Moraes está solicitando aos seus convidados para que não levem faixas ou cartazes com textos abusivos, nem contra o STF, nem contra qualquer poder político. O deputado também ressalta que as despesas da manifestação não envolvem dinheiro público.


Isenção para produtor rural

O deputado Flávio Serafini (Psol) está defendendo isentar os pequenos produtores rurais do pagamento de pedágio nas vias estaduais. Ele apresentou na Alerj projeto de lei neste sentido. O parlamentar alega que a iniciativa será de grande valia no apertado orçamento desses trabalhadores.


Prioridade para pais de deficientes

O deputado Rosenverg Reis (MDB) apresentou um projeto de lei na Alerj que estabelece prioridade na remoção de policiais civis, militares e penais do Estado quando comprovadamente possuírem filhos ou dependentes com algum tipo de deficiência permanente ou temporária. Para isso, a deficiência dos filhos e dependentes deverá ser comprovada através de laudo emitido por profissional médico ou psicólogo habilitado.


Socorro para Noroeste do Estado

O deputado Jair Bittencourt (PL) está solicitando ao governador Cláudio Castro, através de indicação legislativa, a entrega do Cartão Recomeçar aos moradores do Noroeste Fluminense que sofreram prejuízos com as fortes chuvas que atingiram recentemente a região. Concedido através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o Cartão Recomeçar é um benefício no valor de R$ 3 mil para auxiliar as pessoas em condição de vulnerabilidade social a superarem os prejuízos causados pelas chuvas.


Cartão Material Escolar

O governador Cláudio Castro sancionou duas leis que garantem mais estrutura para estudantes e professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Ambas de autoria da deputada Célia Jordão (PL), as Leis 10.313/2024 e 10.314/2024 criam o Cartão Material Escolar e o Cartão Material de Apoio Pedagógico que proporcionam a concessão de benefício anual, por meio de auxílio financeiro via cartão de débito.


Ganhar nada

“Um povo sem cultura não tem o que dizer. Predar uns aos outros é uma vocação primitiva do homo sapiens, de querer levar vantagem, ganhar tempo, ganhar alguma coisa”, de Aiton Krenak, primeiro indígena na Academia Brasileira de Letras.


Começaram as fraudes

“Isso é coisa do Prates”. A frase foi dita, de forma raivosa pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acompanhado de um soco na mesa. Silveira se referia às denúncias que vieram à tona nos últimos dias sobre suposta fraude na nomeação de Leandro Xingó Tenório de Oliveira para a diretoria da ENBPar, holding que controla a Eletronuclear e Itaipu. “Xingózinho”, como é mais conhecido, é homem de confiança de Silveira, que levanta suas suspeitas sobre a origem das acusações.


Os caras reunidos

No primeiro mandato de Lula, tal sua importância e poder de decisão, José Dirceu sentava-se à direita de Lula nas reuniões ministeriais, a cadeira que historicamente pertencia ao Ministro da Justiça. O vice-presidente da época, José Alencar, sentava-se à esquerda. Agora, Rui Costa também queria se sentar à direita de Lula, mas o presidente destinou essa cadeira para Geraldo Alckmin. E Costa foi para a esquerda. À direita de Alckmin, agora está Ricardo Lewandowski (Justiça).


Nau sem rumo, diz Moro

Depois da primeira absolvição, o senador Sérgio Moro (União-PR) afirma que seu principal papel no momento é de fazer oposição ao governo Lula. Ex-juiz da Lava Jato, que desvendou o maior escândalo de corrupção da história e que prendeu em 2018, o atual presidente, Moro se impressiona com a falta de rumo da administração petista: “Lula não tem projeto para o país”. E emenda: “o único norte que eu vejo é o ministro Haddad querendo cobrar mais tributo para o Lula poder gastar mais.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.