Capital Político
Capital Político
Coluna

Alerj quer medidas para minimizar calor nas escolas

A coluna Capital Político desta semana destaca a ideia do deputado Sérgio Fernandes de melhorar o ambiente escolar.

Compartilhe:
20 de fevereiro de 2025
Alerj quer medidas para minimizar calor nas escolas
O deputado Sérgio Fernandes (PSD).

O deputado Sérgio Fernandes (PSD) está solicitando ao governador Cláudio Castro medidas urgentes e de longo prazo para minimizar os efeitos do calor nas escolas estaduais. Entre as medidas estão a substituição das calças compridas por bermudas nos uniformes, instalação ou recuperação dos aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula e uma campanha de conscientização sobre a importância da hidratação nos dias mais quentes.


CPI convoca

Ao retomar os trabalhos, a CPI da Transparência, da Alerj, decidiu convocar para depor os presidentes da Cedae, Águas do Rio, Instituto Rio Metrópole (IRM) e Secretária estadual de Meio Ambiente. Segundo o presidente da CPI, deputado Alan Lopes (PL), a comissão tem recebido muitas denúncias envolvendo esses órgãos.


Saúde no Norte Fluminense

O deputado estadual Jair Bittencourt e o deputado federal Sóstenes Cavalcante, ambos do PL, visitaram as obras e as instalações do Hospital São Vicente de Paulo, no município de Bom Jesus do Itabapoana, no Norte Fluminense. Em publicação no instagram, Bittencourt considerou o hospital como um equipamento público fundamental para toda a região. Ele diz que tem priorizado os investimentos na saúde da região.


Estatuto das Blitzes

O Estatuto das Blitzes será regulamentado pelo governador Cláudio Castro após o Carnaval, informou o líder do PL na Alerj, Filippe Poubel, em discurso no expediente final da sessão plenária. Segundo o deputado, a mensagem do Executivo à Casa, e posterior sanção da lei, vai reforçar o trabalho da Comissão Especial de Combate à Desordem Urbana, responsável por denunciar a “máfia do reboque” no Estado do Rio de Janeiro.


Movimento Preto no PL

O vereador carioca Rafael Satiê (PL) teve uma reunião, em São Paulo, com o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto. No encontro, realizado na sede do partido, Satiê discutiu o fortalecimento do Movimento Pretos Conservadores, iniciativa que, segundo ele, vem ganhando espaço dentro da legenda.,O encontro foi visto como um sinal de que a legenda pretende dar mais protagonismo ao grupo nos próximos anos.


Político ladrão pode?

“Quando vemos denúncias de um juiz ladrão, qual é o castigo que dão? Aposentadoria com salário integral, de 20 mil ou 30 mil. A gente quando faz uma bobagem é mandado embora sem direito”, de Lula, sobre privilégio do serviço público.


Anistia já?

Ao negar que tenha havido “golpe” ou “tentativa de golpe” na violência de 8 de janeiro, o novo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, levou certo alívio a presos políticos condenados a penas maiores. Valdemar Costa Neto, ‘dono’ do PL, acha que Motta não encontrará dificuldade em levar o projeto da anistia ao plenário. A aprovação, para ele, é outro caso a discutir. Quatro projetos de lei de anistia estão protocolados na Câmara. E também a declaração do ministro José Múcio (Defesa) num programa de TV, retemperou o ânimo de muitos.


Janja rejeitada nas pesquisas

Ainda a pesquisa que deu a Janja nada menos do que 58% de rejeição entre os entrevistados: ela reclamou, xingou, mas o maridão lhe aconselhou a “não entrar nessa batalha”. Lula acha que, daqui a pouco, ninguém mais se lembrará do levantamento, a menos que ganhe mais estudos, com certa regularidade, como as que têm brindado Lula. Sidônio Palmeira acha que esse tipo de pesquisa ‘familiar’ acaba por prejudicar mais o presidente: 58% dos brasileiros a rejeitam. Agora, Lula está pensando em não mais incorporá-la (por um tempo que seja) à caravana nacional da próxima pró-candidatura.


Vale o indulto?

O Ministério da Previdência já encaminhou à Casa Civil a minuta de um polêmico decreto, que permitirá ao governo reabrir e julgar novamente processos administrativos contra ex-censores de fundos de pensão punidos por irregularidades. Na prática, os condenados poderão se livrar de penalizações sofridas no passado. Seria uma espécie de “indulto natalino” aos executivos de fundações nos governos petistas acusados e punidos por malfeitos. O novo decreto surge justamente quando o TCU abriu auditoria para investigar perdas de R$ 14 bilhões sofridas pelo Plano Previ entre janeiro e novembro de 2024.


Obedece quem tem juízo

Para diplomatas mais veteranos, Donald Trump tem uma incontida ação interior, que não impede de ter momentos ridículos ou mesmo “no estilo dos ditadores”. Agora, mandou reformar o corpo diplomático, quer uma nova relação de diplomatas e avisa que “a falha em implementar fielmente a política do presidente é motivo de falta disciplinar, inclusive com afastamento do cargo”. Traduzindo: ou o diplomata fala e faz o que Trump quer ou ‘cai fora’.


Janja esbanja em Roma. Só Jesus na causa!

A Presidência da República gastou pelo menos R$ 24 mil para bancar a ida de quatro assessores da primeira-dama Janja da Silva a Roma. O valor corresponde apenas às diárias pagas a esses auxiliares (um fala italiano) e não inclui passagens e hospedagens. Janja foi designada para representar Lula na reunião da governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola na capital italiana. Todos os assessores são servidores lotados na Presidência. Repórteres que tentaram obter mais dados sobre a viagem à Presidência foram aconselhados a procurar a assessoria de Janja que, pelo que se deduz, é especialista em agricultura.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.

/* */