Capital Político

Presidente da Alerj faz balanço positivo de 2023

Na última sessão de votação do ano, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (PL), destacou as principais conquistas dos seus 10 meses à frente do comando da Casa, com 132 sessões de votação e mais de 2.600 projetos de lei analisados. Ele considerou extremamente positivo o trabalho realizado pelos deputados estaduais, apesar das diferenças partidárias e ideológicas de cada um.


Recesso parlamentar

A Alerj entrou em recesso parlamentar na última sexta-feira (15/12) e os deputados estaduais só voltam a se reunir em fevereiro do ano que vem, salvo convocação extraordinária por parte do Poder Executivo.


União

Em seu discurso de encerramento, Rodrigo Bacellar ressaltou o trabalho conjunto realizado pelos deputados em prol da população do Estado. Segundo ele, mesmo preservando suas diferenças partidárias e ideológicas, as bancadas com representação na Casa atuaram de forma integrada nas principais votações.


304 novas leis

Alguns números exemplificam a intensa atuação parlamentar: foram 132 sessões de votação, 2.691 projetos criados e 15 Propostas de Emendas Constitucionais apresentadas; resultando em 304 novas leis em vigor, incluindo-se os Projetos de Lei Complementar.


Base de sustentação

“O balanço legislativo é o melhor possível. O resultado disso é que temos um recorde de maior número de aprovação de projetos em todas as comissões, em especial na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). E, acima de tudo, demos base de sustentação ao governo. O Rio de Janeiro precisava resgatar seu respeito e, num momento de crise financeira, nós estamos conseguindo em harmonia com os outros poderes fazer o Estado sobreviver a esse momento difícil”, comentou o presidente da Alerj.


Mais empregos

Em seu discurso, Bacellar também afirmou que o Parlamento Fluminense aprovou leis voltadas à população carente, além de incentivos aos mais diversos setores do comércio, da indústria e da agricultura familiar, com a renovação de benefícios fiscais, visando à geração de emprego e renda.


Comissões

Em 2023, as 37 comissões permanentes da Casa realizaram um total de 209 Reuniões Ordinárias, 174 Reuniões Extraordinárias e 159 audiências públicas. Foram feitos 1.404 pareceres em plenário.


Audiência pública

Entre os destaques do trabalho deste ano, a Comissão de Normas Internas e Proposições Externas realizou audiência pública de debate de projeto de iniciativa popular que foi sugerido pelo aplicativo da Alerj, o LegislAqui, ferramenta de participação popular.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.

Posts Recentes

Fculti Verão leva programação cultural gratuita a Itaguaí

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza entre os dias…

6 minutos atrás

Ônibus Universitário de Búzios está com inscrições abertas

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Administração, abriu neste sábado…

58 minutos atrás

Carnaval de Paracambi terá cinco dias de programação gratuita

Paracambi, na Baixada Fluminense, já se prepara para mais uma edição do seu tradicional Carnaval.…

1 hora atrás

Rio encerra janeiro com mais de 1 mil vagas de emprego abertas

O mês de janeiro termina com 1.120 ofertas de emprego abertas na cidade do Rio…

2 horas atrás

A chegada aos 76 anos

*Por Paulo Marinho Parafraseando jargão criado pelo saudoso locutor Januário Oliveira, "Taí o que você…

2 horas atrás

Campos inicia programação pré-carnavalesca até 28 de fevereiro

A menos de 20 dias do início oficial do Carnaval, Campos dos Goytacazes, no Norte…

23 horas atrás