Capital Político
Capital Político
Coluna

Alerj quer mais uma homenagem ao ator Paulo Gustavo                   

A coluna Capital Político destaca mais uma indicação para homenagem ao ator Paulo Gustavo, que morreu em 2021, vítima de Covid-19.

Compartilhe:
22 de fevereiro de 2024
Alerj quer mais uma homenagem ao ator Paulo Gustavo                   
O deputado Thiago Rangel

Perto de completar três anos de sua morte, o ator Paulo Gustavo poderá receber mais uma homenagem em Niterói, sua terra natal. Por iniciativa do deputado Thiago Rangel (Pode), tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) um projeto de lei que batiza com o nome do ator a estação das barcas de Charitas. 


Falecido ator já é duplamente homenageado em Niterói

Paulo Gustavo já é homenageado em Niterói em dois pontos da cidade. Ele dá nome a uma das ruas mais importantes do comércio de Icaraí, bairro nobre de Niterói. No mesmo bairro, Paulo Gustavo é homenageado com uma estátua de sua personagem mais famosa, Dona Hermínia, no Campo de São Bento, também em Icaraí.


Campanha para reduzir atropelamentos

Os deputados Índia Armelau e Filippe Poubel, ambos do PL, querem que o Governo do Estado lance a campanha “Pé na faixa, pedestre seguro”, com inserções veiculadas em rádios, TVs, impressos e anúncios virtuais. O objetivo da campanha, segundo eles, é reduzir acidentes de trânsito com vítimas em vias sem sinal de trânsito no estado. O projeto de lei com  a proposta foi aprovado em primeira discussão essa semana pelo plenário da Alerj.


Defesa agropecuária

A Alerj aprovou na última terça-feira a indicação legislativa do deputado Jair Bittencourt (PL) que solicita ao Governador Cláudio Castro o envio de mensagem ao legislativo para reconhecer os engenheiros agrônomos que atuam na Defesa Agropecuária como fiscais, concedendo-lhes os mesmos poderes e a mesma gratificação por atividades atribuídas aos médicos veterinários, zootecnistas e biólogos.


Persona non grata

As polêmicas declarações do presidente Lula sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas rendeu acalorado debate no plenário da Alerj esta semana. Houve manifestações de repúdio por parte dos deputados Alan Lopes, Filippe Poubel, e Thiago Gagliasso, todos do PL. O presidente da Comissão de Segurança Pública, Márcio Gualberto (PL), destacou que pela primeira vez na história do Brasil um presidente é declarado “persona non grata” por um país estrangeiro.


Repelente grátis

Pelo menos três deputados tiveram a mesma ideia. Apresentaram projetos de lei na Alerj pedindo um programa estadual de doação de repelentes para famílias carentes, diante da epidemia de doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Já a deputada Elika Takimoto (PT) quer o produto na lista dos itens obrigatórios a serem distribuídos para o público de grandes eventos promovidos no estado.


Garantia de serviços essenciais

 O deputado Rosenverg Reis (MDB) apresentou um projeto de lei na Alerj, que proíbe a suspensão do fornecimento de serviços essenciais de água, energia elétrica e gás em instituições de longa permanência para idosos, abrigos de crianças e adolescentes e centros de recuperação de dependentes químicos no Estado do Rio de Janeiro.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.