Capital Político
Capital Político
Coluna

Deputado André Ceciliano, presidente da Alerj, pode assumir cargo no Governo Lula

Coluna Capital Político fala de homenagens na Alerj e dos movimentos no xadrez político que mudam com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.

Compartilhe:
03 de novembro de 2022
Deputado André Ceciliano, presidente da Alerj, pode assumir cargo no Governo Lula
O deputado André Ceciliano, presidente da Alerj. Crédito: Rafael Wallace / Alerj

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), no alto dos seus 986 mil votos em sua candidatura ao Senado e por sua coordenação junto à campanha eleitoral do presidente eleito Lula no Rio de Janeiro, já foi acenado com a possibilidade de assumir um ministério ou a presidência de uma estatal na nova administração federal. São muitas especulações, mas uma fonte da cúpula do PT diz que o partido não abre mão de ter um representante do Rio de Janeiro no Planalto.


Esquerda volver!

Um veterano e experiente político fluminense aposta que até março, abril, no máximo, o Centrão estará comendo nas mãos de Lula. Rei morto, rei posto.


Fim do banheiro único em bares

O deputado Dionísio Lins (PP) apresentou projeto de lei que acaba com banheiros unissex no Rio

Essa é polêmica: O deputado Dionísio Lins (PP) quer proibir o banheiro único (para uso de homens e mulheres) nos bares, restaurantes, lanchonetes e botequins localizados no Estado do Rio de Janeiro. Para esse fim, ele apresentou projeto de lei na Alerj. Se a proposta for aprovada, os estabelecimentos que possuem um único banheiro para todos os clientes, terão 60 dias de prazo para a construção de um segundo banheiro no estabelecimento.


Novas datas para posse

Lula será o último presidente eleito a tomar posse no dia 1º de janeiro. O Senado aprovou a alteração das datas das cerimônias de posse. A partir de 2027, o presidente eleito assumirá o cargo no dia 5 de janeiro, enquanto os governadores serão empossados no dia 6. Prefeitos e vices continuarão a tomar posse no 1º dia de janeiro. Deputados e senadores serão empossados no dia 1º de fevereiro.


Com prestígio, mas nem tanto

Senador reeleito, Romário (PL) foi homenageado no início da semana na Alerj, onde recebeu a Medalha Tiradentes, a maior honraria da Casa, por iniciativa do seu colega de partido, o deputado Renato Zaca. O governador Cláudio Castro esteve presente, mas foi nítida a falta de políticos de peso na sessão de homenagem.


Homenagem a Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes em sua posse como presidente do TSE. Crédito: Antonio Augusto / TSE

Por outro lado, o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), está propondo a entrega da Medalha Tiradentes ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, que também preside o TSE e conduziu de forma firme as eleições deste ano. Essa, sim, vai ser uma sessão concorrida.


Mutirão para motociclistas

O Detran-RJ realiza no próximo sábado o segundo mutirão deste ano exclusivo para motociclistas em quatro postos do município do Rio, um de São Gonçalo e um da Baixada Fluminense (Belford Roxo). O atendimento será por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.


Sidnei Domingues é jornalista, advogado e apresentador de TV.
Sérgio Braga é jornalista e colunista político
.