Capital Político
Capital Político
Coluna

Presidente da Alerj muda diretoria e defende investimentos no Interior

A coluna Capital Político destaca as prioridades do novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Compartilhe:
09 de fevereiro de 2023
<strong>Presidente da Alerj muda diretoria e defende investimentos no Interior</strong>
Rodrigo Bacellar priorizará o desenvolvimento do interior do Rio.

O novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (PL) destacou na sua posse que o desenvolvimento do interior será uma prioridade durante sua gestão. Bacellar também disse que quer priorizar a reforma tributária, em função, segundo ele, da quantidade de benefícios que são concedidos no estado. Na sua primeira semana de trabalho à frente da Alerj, Bacellar exonerou grande parte dos ocupantes de cargos de direção ligados à Mesa Diretora da Casa. Vai colocar pessoas de sua confiança nesses cargos para ajudá-lo a administrar a Alerj nos próximos anos.


Denúncia Pet

Projeto de lei do deputado Rodrigo Amorim (PTB), em tramitação na Alerj, obriga os pet shops que prestem serviços de banho e tosa, clínicas e consultórios veterinários e os hospitais veterinários a informar indícios de maus-tratos nos animais atendidos. A denúncia deverá ser por escrito à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, determina o projeto de lei.


Suplentes assumem na Alerj

Três suplentes assumiram o mandato na Alerj esta semana. Elton Cristo (PP) entrou na vaga de Gustavo Tutuca (PP), que assumiu a Secretaria de Estado de Turismo; Luiz Cláudio Ribeiro (PSD) substituirá Guilherme Schleder (PSD), secretário municipal de Esportes do Rio de Janeiro; e Sérgio Fernandes (PSD) passa a ocupar a vaga de Eduardo Cavaliere (PSD), que está à frente da Secretaria Municipal da Casa Civil.


Só um novato

Dos três suplentes, apenas Luiz Cláudio Ribeiro assumiu o seu primeiro mandato como deputado. Elton Cristo já foi suplente na Alerj em 2021. Ele é de Nova Iguaçu. Sérgio Fernandes, de Petrópolis, já foi suplente três vezes na última legislatura.


Pedágio

E o novato Luiz Cláudio Ribeiro (PSD) já chegou comprando briga. Através de projeto de lei apresentado na Alerj, ele que obrigar as concessões rodoviárias a isentar de pedágio os habitantes dos municípios onde estejam situadas praças de pedágio e/ou dos municípios limítrofes, em praças existentes ou que vierem a ser implantadas no estado do Rio de Janeiro.


Homenagem a Pelé

O deputado Rosenverg Reis (MDB) quer mudar o nome da Estação Maracanã, do metrô. Em mais uma homenagem a Pelé, ele apresentou projeto de lei na Alerj para que a estação passe a se chamar “Estação REI PELÉ – MARACANÔ.


Sem retorno

Deputado federal Daniel Soranz quer voo solo

O deputado federal Daniel Soranz (PSD) foi o único do grupo político do prefeito Eduardo Paes que decidiu não reassumir seu antigo cargo na Prefeitura do Rio. Quer tentar um voo solo para se credenciar como alternativa para disputar o Governo do Estado no ano que vem. Os demais, incluindo Pedro Paulo Carvalho, Guilherme Schleder e Eduardo Cavaliere já estão na prefeitura, próximos ao chefe.


Posse no TJ-RJ

O primeiro evento oficial do novo presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL), foi a posse do desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo na presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para o biênio 2023-2024.

Os deputados Carlos Macedo (REP); Tia Ju (REP); Danniel Librelon (REP), Bruno Dauaire (União), Chico Machado (Solidariedade), Jari Oliveira (PSB), Rosenverg Reis (MDB), Jorge Felippe Neto (Avante), Rodrigo Amorim (PTB), Brazão (União) e Célia Jordão (PL) também acompanharam a solenidade.


A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.