Conexão do Samba
Conexão do Samba
Coluna

Mostrando as garras, tigre aposta no saber para quebrar o tabu de quem sobe e desce no Especial

A coluna Conexão do Samba desta semana destaca o início da temporada dos ensaios de escolas de samba em 2024 e mais notícias dos bastidores.

Compartilhe:
10 de janeiro de 2024
Mostrando as garras, tigre aposta no saber para quebrar o tabu de quem sobe e desce no Especial
Porto da Pedra vai firme para se manter na elite do Carnaval

As piadinhas surgem, e a Porto da Pedra quebra com muito trabalho os burburinhos que não a levará a lugar nenhum. Grandiosa, a escola foi de encontro com seu potencial histórico e fez um ensaio marcante e mostrou-se pronta para buscar um espaço entre as seis finalistas.

O “Lunário Perpétuo, A profética o Saber Popular”, é o enredo que a Porto da Pedra trará para a sapucaí em busca da permanência e do finco histórico após alguns anos no acesso do carnaval carioca. O tema assinada pelo professor, Mauro Quintaes, que tem sua legenda escrita com temas com conteúdos educacionais, voltado para o livro que dá origem a plástica do tema, que vai na ocasião, trazer riquezas que prometem dignificar as notas máximas feitas dentro de casa, prover um tema nota dez cercado por histórias lúdicas e reais.

O domingo do dia 07 de Janeiro, foi marcado pelo encontro de duas escola que abrirá os desfiles do grupo especial, mostraram o impacto que podem causar no desfile oficial, a Porto que abrirá o dia 11, domingo, e a Mocidade que abrirá a segunda, 12, eliminaram comentários duvidosos e mostraram que a posição não traz incômodo quando o pavilhão tem história, tradição e muito profissionalismo.

Confira o vídeo com a explanação do enredo com o carnavalesco Mauro Quintaes:

A Porto da Pedra, presidida por Fabricio Montebelo, tem Tati Minerato como rainha de bateria, que é comandada pelo mestre Pablo. Uma das baterias mais conceituadas do Rio, pelo peso tradicional, forte no quesito de retomadas e naipes que transparecem com originalidade devido as afinações compactas, foi pleno no casamento com Wantuir de Oliveira, que orquestrou o carro de som, nas vozes que alimentaram um samba que tem muitas oscilações melódicas e letras de narrativas bem elaboradas, que foi de encontro com a comunidade que correspondeu, levando na batida, na dança, no pé, o que o povo de São Gonçalo tem de melhor, sua garra e muita confiança para atravessar a ponte e mostrar que o lado de lá tem gente feliz, que sobrepõe do amor ao Tigre.

O casal formado por Denadir Garcia que estreia na vermelho e branco de São Gonçalo, ela que teve passagens pela Mocidade, Unidos da Tijuca entre outras, é par do cria da escola, Rodrigo França, quem defende e sabe as entrelinhas de como angariar as notas máximas e o enquadramento do círculo para atingir a plenitude no dia oficial, que mostraram na noite deste domingo 07 de Janeiro, um entrosamento que já tranquiliza toda diretoria e deixa o casal confiante para ajudar o tigre a conquistar uma posição garbosa nesse seu retorno ao grupo especial.

A comissão de frente veio de encontro bem sincronizada sob o comando de júnior Scapin, a comunidade que cantou forte, veio em massa mostrar a potência.


Samba faz Mocidade criar expectativas de subir ao pódio com Febre do Caju

“Pede Caju que já deu bom né galerinha? Criticado pela falta de informações sobre a fruta original brasileira que virou febre na europa, um dos produtos que foi roubado das terras brasileiras para refrescar e tropicalizar os Holandeses, Franceses e Portugueses em outrora, segue arrepiando pelo sabor, textura e cremosidade deste pecado capital.

Hoje o maior Cajueiro do país, que fica em Juazeiro, embarcou na Marquês de Sapucaí e agitou as arquibancadas, fez o público cantar, evoluir e trouxe de novo um gostinho perdido que a escola de Padre Miguel sentiu no último carnaval de 2023.

“Pede Caju que dá, Pede Caju que Dou”, assinado pela carnavalesco Marcus Ferreira, que pelo segundo ano consecutivo faz as honras de contribuir com seu brilhantismo artístico, que acredita veementemente na vitória, e se ela não chegar, de certo vai avançar e chegar pertinho do pódio, pela desenvoltura, desenvolvimento e saborosidade expostas nos figurinos e alegorias que estão prestes e deixar o público no desfile oficial, com água na boca e coração quentinho.

A escola desceu com toda comunidade da Vila Vintém, arrastou seu povo para um delírio carnavalesco, motivados pela voz de Zé Paulo Sierra, que estreia na Estrela Guia, um samba que aclive sobre os hinos que brinda com as arquibancadas, levando o público ao apogeu de suas características, que já mostra que será um dos sambas mais aguardados em 2024.

A bateria “Não Existe Mais Quente”, que tem nova rainha, Fabíola Andrade, comandada pelo Mestre Dudu Oliveira, filho de mestre Koé, (Saudoso), foi preciso mais uma vez na licenciatura rítmica, obedecendo os batimentos rítmicos até o final do ensaio sem oscilar no retorno das convenções, (paradinhas).

A bateria atacou de paradona, fortalecendo o refrão, “Meu Caju meu Cajueiro, pede um cheiro que eu dou, do puro suco do fruto do meu amor, é sensual, esse febril, a Mocidade é a cara do Brasil”, que tem como compositores, Diego Nicolau, Paulinho Mocidade, Marcelo Adnet, Richard Valença, Orlando Ambrosio, Gigi da Estiva, Lico Monteiro e Cabeça do Ajax.

A Comissão de frente de Paulo Pinna trouxe a simplicidade dos passos na coreografia, porém dentro do esperado, notório que a dança e a apresentação não condiz com o que eles apresentaram no dia oficial.

Aguardem!!!O primeiro casal de mestre sala e porta bandeira, Diogo Jesus e Bruna Santos, ousaram do dinamismo na dança, com passos rápidos e precisos, embalados pela leveza do samba, que disponibiliza acessos que fazem da dança, no individual ou em par, uma parte de excelência que permite fácil leitura, e podem gabaritar devido esse conjunto, não só o casal como a permissão de todo seguimento desembaraçar um desfile que pode ser tecnicamente perfeito, no contexto geral. A escola é presidida por Flávio da Silva e será a primeira escola a desfilar na segunda – feira de carnaval, no dia 12 de fevereiro, pelo grupo especial da Liesa – Rio Carnaval.


Viradouro faz baile de carnaval

A Banda do Cordão da Bola Preta, com repertório recheado de famosas marchinhas, será uma das atrações do Baile do Pierrot Apaixonado, que acontece neste sábado, 13, a partir das 19h, na quadra da Viradouro, no Barreto, em Niterói.

Esta terceira edição do evento terá ainda como atrações para animar os foliões, show da bateria e dos segmentos da escola, Bráulio DJ, Baile do Danny e a Banda Bicho Solto. Um concurso de fantasias com premiação para os vencedores também vai agitar a noite.

Erika Januza, rainha de bateria, é presença garantida no evento. “Adoro o baile da Viradouro por várias razões. A oportunidade de me fantasiar e ver a criatividade de todos nesse dia é uma delas e é uma delícia! Ainda é importante porque muitos jovens que nunca estiveram num baile de carnaval, algo pouco comum nos dias de hoje, têm essa chance, com a escola relembrando esse clima. Atualmente, as pessoas costumam ter como opções somente os blocos e a Sapucaí. A Viradouro sempre inova muito! Já estou aqui a todo vapor cuidando da minha fantasia que vai combinar perfeitamente com a minha bateria”, comenta a atriz.

A quadra da Viradouro fica na Av.do Contorno,16, no Barreto, em Niterói. A entrada custa R$ 20. O acesso de menores é permitido para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas por responsáveis. Mais informações através do telefone (21) 2828-0658.

Baile do Pierrot Apaixonado
Data: 13/01
Horário: 19h
Endereço: Quadra da Viradouro, Av. do Contorno 16, Barreto, Niterói
Entrada: R$ 20
Atrações: Banda do Cordão da Bola Preta, show da bateria e segmentos, Bráulio DJ, Baile do Danny e a Banda Bicho Solto.
Classificação etária: 6 anos, com presença dos responsáveis
Informações: (21) 2828-0658.


Vila Isabel realiza primeiro ensaio de rua do ano nesta quarta-feira (10)

Crédito da foto: Fausto Ferreira / Vila Isabel

Após as festas de final de ano, a Unidos de Vila Isabel retoma nesta quarta-feira (10) a temporada de ensaios de rua para o Carnaval 2024. Assim como nas edições de 2023, o Boulevard 28 de Setembro promete ficar lotado a partir das 20h, horário da concentração, que acontece em frente à Igreja Nossa Senhora de Lourdes.

Embalados pelo intérprete Tinga e a bateria Swingueira de Noel, de mestre Macaco Branco, os componentes desfilam pela principal via do bairro em direção à quadra, no sentido da Praça Barão de Drummond. Assim, moradores e foliões poderão cantar junto com os componentes o samba-enredo “Gbalá – Viagem ao Templo da Criação”, escrito por Martinho da Vila para 1993 e que será reeditado neste ano.

Após o ensaio, a quadra da Vila Isabel abre para uma roda de banjo, com entrada franca. A azul e branca do bairro de Noel será a terceira escola a desfilar pelo Grupo Especial, na segunda-feira de Carnaval.


Beija-Flor recebe Imperatriz Leopoldinense no próximo sábado (13)

Vem aí mais uma semana agitada na Beija-Flor de Nilópolis com dois eventos bastante tradicionais. Além do ensaio na quadra, a agremiação vai realizar mais uma edição do ‘Encontro de Quilombos’, recebendo a Imperatriz Leopoldinense, atual campeã do Carnaval carioca.

No sábado, dia 13, a Beija-Flor terá seu ensaio de rua na Estrada da Mirandela, marcado pelo evento “Encontro de Quilombos”. A Imperatriz Leopoldinense será a convidada especial, desfilando com sua comunidade pela principal via de Nilópolis. O evento começa às 18h e a entrada é franca.

Antes disso, na quinta-feira, dia 11, a Beija-Flor realiza seu último ensaio na quadra às 21h, apresentando os setores em preparação para o desfile. O evento conta com a presença da rainha da bateria Lorena Raíssa, Neguinho da Beija-Flor no carro de som e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha Sorriso. O grupo de pagode “Nosso Brilho” animará o público antes e depois do ensaio, com ingressos a partir de R$ 30.

Serviço:

Ensaio Beija-Flor de Nilópolis
Data: 11 de janeiro
Local: Rua Pracinha Wallace Paes Leme, N° 1025, Nilópolis
Horário: A partir das 21h
Preço: R$30,00

Encontro de Quilombos: Beija-Flor recebe Imperatriz Leopoldinense
Data: 13 de janeiro
Local: Estrada da Mirandela
Horário: A partir das 18h
Preço: Gratuito
Crédito: Eduardo Hollanda/Beija-Flor de Nilópolis


Tati Minerato leva Sapucaí ao delírio na sua estreia como rainha no Grupo Especial

Um furacão adentrou a Sapucaí, era Tati Minerato, rainha de bateria da Porto da Pedra, escola responsável por abrir os ensaios técnicos do Grupo Especial na Sapucaí na noite do último domingo (7).

Esbanjando samba no pé, carisma e um corpo para lá de perfeito, Tati Minerato fez sua estreia como rainha de bateria do Grupo Especial com maestria. Só o look da beldade tinha mais de 150 mil cristais boreal, ela representava a “Magia dos Astros”, figurino inspirado no enredo da Agremiação que tem como tema o livro de Lunário Perpétuo:

“Eu sei que muitos que estão presentes aqui hoje na Sapucaí não poderão estar no dia do desfile oficial, eles merecem um espetáculo também, por isso, sempre faço questão de me arrumar, seja ensaio de quadra, de rua, Cidade do Samba ou aqui. Quero sempre representar a minha Escola da melhor maneira possível e levar alegria para todos os foliões”, revelou a rainha que foi ovacionada do início ao fim de sua apresentação, levando os presentes ao delírio.

E por falar em representar, mesmo morando em São Paulo, Tati cumpre sua agenda carnavalesca no Rio com primazia, mostrando que é uma rainha mais do que comprometida com a Escola de São Gonçalo:

“Eu já não faço mais as contas de quanto gasto com passagem área. Tem mês que o custo é mais de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), além da minha passagem tem a da minha mãe que sempre me acompanha, dando-me suporte em tudo que preciso. Mas eu não reclamo, quando eu aceitei o convite para ser rainha eu já sabia que seria assim, não me arrependo. Amo Carnaval, amo a Porto da Pedra, sou grata demais por ter sido acolhida pela comunidade com tanto carinho, amor. No meu coração só gratidão e o desejo eterno de retribuir a confiança em mim depositada ”, disse a beldade que faz parte de um seleto time que se destaca à frente de uma bateria.

Com um corpo de dar inveja e sambando do início ao fim da sua aparição, Tati Minerato desfilou sobre os gritos de “Maravilhosa”, “Rainha perfeita”, “Muito gata”, “Linda”, “Gostosa”.

Sempre muito carinhosa, a digital influencer interagiu com os fãs, fez fotos, vídeos e atendeu toda imprensa com carinho e respeito.


Monique Bahia é a nova Rainha da bateria da Botafogo Samba Clube

A bateria Ritmo Alvinegro já tem uma nova majestade. Monique Bahia assume o posto e reinará à frente dos ritmistas da Botafogo Samba Clube, comandados pelo Mestre Diego Carbonell, no desfile do carnaval de 2024. A beldade é Musa do Arranco, passista do Império Serrano e já foi musa da Botafogo Samba Clube nos anos de 2020 e 2022. Também foi semifinalista do concurso da corte do carnaval carioca, representando o Império Serrano.

“Quando o convite veio eu só sabia chorar e sem acreditar que a oportunidade chegou. Estou realizando meu sonho de ser Rainha da bateria. Quero me empenhar ao máximo e representar muito bem o Botafogo Samba Clube que é uma escola feita por pessoas completamente apaixonadas. Uma honra muito grande representar nossa cultura popular rica em alegria e tradição. Está sendo algo único. A ficha ainda não caiu”, revelou Monique.

O primeiro compromisso da rainha com a escola será no próximo sábado, 13, no ensaio do Parque Madureira, que acontecerá às 16h. A Botafogo Samba Clube desfila pela Série Prata da Intendente Magalhães.


A coluna Conexão do Samba é escrita pelo jornalista Amendoim do Samba (MTB-0042693-RJ)