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O Rei e o Sábio – Uma Lição de Vida e Negócios

Na Coluna Conexão Empresarial, Juedir Teixeira apresenta uma filosofia de vida capaz a ser marco de transformação.

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10 de dezembro de 2024
O Rei e o Sábio – Uma Lição de Vida e Negócios
Um cliente feliz é um cliente fidelizado, que retorna à sua loja e conta a todos que sua loja é a melhor do segmento.

Por Juedir Teixeira*

Há muitos anos, ouvi uma história que passei a adotar como filosofia de vida. Confesso que essa história realmente transformou minha vida para melhor. Como tal, espero sinceramente que a história que vou contar possa também mudar a sua filosofia de vida e contribuir para que você se torne uma pessoa ainda mais feliz.

A história é a seguinte:

Era uma vez um rei que, como majestade, tinha tudo: poder, dinheiro, mulheres, amigos e muitas outras coisas. No entanto, ele vivia angustiado, sempre procurando respostas para três questões básicas: Quem é a pessoa mais importante da vida dele? Qual era o momento mais importante? E qual deveria ser a maior prioridade da vida dele?

Se nós, meros mortais, frequentemente nos confrontamos com essas perguntas, imagine um rei?

Num certo dia, o rei soube que, numa província distante, havia um sábio que tinha respostas para todas essas perguntas. Sem perder tempo, o rei chamou seu súdito de confiança e o enviou em busca das respostas tão procuradas.

Ao chegar na casa do sábio, o súdito encontrou um homem de meia-idade sentado numa confortável cadeira, olhando para o infinito e desfrutando de uma tranquilidade absoluta. O súdito aproximou-se do sábio e compartilhou a angústia do rei quanto às seguintes perguntas:

* Quem é a pessoa mais importante na vida dele?

* Qual é o momento mais importante para ele?

* E qual deveria ser a maior prioridade da vida dele?

O sábio pensou por alguns instantes, refletiu e então olhou para o súdito, dizendo: “Anote aí”. E em seguida, continuou: “Diga ao rei que a pessoa mais importante da sua vida é aquela com quem ele estiver falando naquele momento. Que o momento mais importante da vida dele é exatamente o momento em que ele está conversando com essa pessoa. E que a maior prioridade da sua vida deve ser fazer essa pessoa feliz.”

Agora que você teve a oportunidade de refletir sobre como usar essa história na sua vida, vamos aplicá-la à sua empresa:

Quem é a pessoa mais importante para a sua empresa? Sem dúvida, é o seu cliente. Qual é o momento mais importante para o seu cliente? É o exato momento em que ele entra na sua loja e é abordado pelo vendedor ou entra em contato com a sua marca por qualquer meio, seja ele físico ou virtual. E qual deve ser a sua maior prioridade? A maior prioridade é fazer seu cliente feliz.

Um cliente feliz é um cliente fidelizado, que retorna à sua loja e conta a todos que sua loja é a melhor do segmento. Quando ele pensa em comprar um produto da sua linha de comercialização, ele pensa apenas na sua empresa, na sua marca.

Esses ensinamentos tão simples, mas profundos, não só podem revolucionar a forma como você vê a vida, mas também como você conduz seus negócios. No mundo atual, onde a concorrência é acirrada e as opções são imensas, conquistar a lealdade do cliente é um dos maiores trunfos que se pode ter.

Portanto, lembre-se sempre: a chave está em valorizar cada interação, cada momento e cada oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas, sejam elas seus clientes, amigos, familiares ou colegas de trabalho.

Adotar essa mentalidade não só ajudará a proporcionar experiências excepcionais e memoráveis, mas também estabelecerá uma relação de confiança e respeito mútuo, que é a base de qualquer negócio ou relacionamento bem-sucedido.


Juedir Teixeira é PhD. em Gestão.

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