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Coluna

Dia das mães e gestão do conhecimento

Em sua Coluna Conexão Empresarial, Juedir Teixeira fala sobre o Dia das Mães e a oportunidade para negócios do varejo.

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30 de abril de 2024
Dia das mães e gestão do conhecimento
Dia das mães é tradição antiga

Por Juedir Teixeira*

Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a Mãe dos deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de “Mothering Day”, fato que deu origem ao “mothering cake”, um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Atualmente o Dia das Mães e o segundo em termos de oportunidade de venda para o varejo em geral, perdendo apenas para o Natal.

E você já estabeleceu as suas estratégias para aproveitar esta ótima chance de vender mais?

As ações a seguir mencionadas se adotadas com a devida antecedência poderão melhorar o resultado do seu negócio:

  • Preparar um mix de produtos com ofertas especiais, com montagem de kit e outros atrativos para chamar a atenção de   seus clientes e conquistar novos consumidores;
  • Elaborar uma vitrine atrativa e vendedora, com as principais ofertas oferecidas, para chamar a atenção do público passante;
  • Fazer um trabalho nas mídia sociais com a devida antecedência, comunicando aos seus clientes as principais ofertas da loja a sua disposição;
  • Preparar a sua equipe de venda com as melhores práticas de abordagem, sondagem, demonstração e fechamento de venda, para não perder nenhuma oportunidade de transformar passante em comprador;
  • Se a sua equipe der uma show de encantamento, esta será uma grande oportunidade para fidelizar os seus clientes, inclusive os novos, aumentando a sua carteira de clientes satisfeitos;
  • Pesquisar os principais concorrentes para identificar as ofertas por eles oferecidas e contra atacar com outras alternativas de maior atratividade;
  • Cadastrar os novos clientes para que possam ser realizadas ações de pós-venda, para torna-los clientes cativos da sua marca;
  • Após a data, avaliar os resultados obtidos, comparando com anos anteriores e anotar o que deu certo e que não foi tão bem, para que possa ser corrigido no ano seguinte ou em outros eventos da mesma natureza.

Agindo dessa forma, você fará o que se chama no mundo corporativo, notadamente nas grandes empresas, de gestão do conhecimento.

As ações propostas certamente aumentarão as vendas da sua loja nessa data comemorativa e poderão aumentar as vendas nos meses subsequentes, com o aumento da sua base de cliente.


Juedir Teixeira é PhD. em Gestão.

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