Por Juedir Teixeira*
A perda de alimentos é um problema global que afeta não só a segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental, mas também tem repercussões significativas nos resultados financeiros do setor varejista. Neste artigo, discutiremos a extensão do problema da perda de alimentos em nível mundial e exploraremos como esse fenômeno impacta os resultados das empresas do varejo.
Perdas de Alimentos no Mundo: Uma Visão Geral
Segundo a FAO, aproximadamente um terço de todos os alimentos produzidos para consumo humano se perde ou é desperdiçado a cada ano. Isso equivale a cerca de 1,3 bilhão de toneladas de comida, representando uma enorme ineficiência nos sistemas alimentares globais. As perdas de alimentos ocorrem em todas as etapas da cadeia de suprimentos, desde a produção agrícola até o consumo final, devido a uma variedade de fatores, incluindo práticas agrícolas ineficientes, infraestrutura inadequada, armazenamento precário e padrões de consumo excessivo.
Impacto das Perdas de Alimentos na sociedade e nos Resultados Financeiros do Varejo
Uma das principais rubricas que mais afeta os resultados de uma operação de supermercados são as perdas, sendo muitas vezes maior que o próprio lucro obtido pela empresa. Mas as perdas vão muito além dos prejuízos financeiros e devem ser tratadas como um Propósito da Marca, pelos seguintes motivos:
Uso da água
De acordo com o World Resources Institute / ONU, as formas de uso da água disponível são:
Gastamos 15 mil litros de água para produzir um kg de carne e 18 mil litros para produzir um kg de carne de boi. Se reduzirmos o desperdício de alimentos estamos indiretamente reduzindo o consumo de água, um ativo extremamente estratégico no mundo atual.
Dados quanto ao desperdício:
Ações importantes para reduzir perdas:
A melhor maneira de reduzir as perdas é através da conscientização de todas as pessoas envolvidas no processo, sendo que as pessoas das áreas de logística, armazenagem, reposição e manipulação de alimentos são fundamentais.
Temos feito consultoria para redução de perdas através da conscientização dos times das empresas envolvidos direta e indiretamente nos processos e os resultados obtidos têm sido excelente, sendo que o investimento na consultoria varia de 10% a 20% dos ganhos obtidos com a redução de perdas.
Quer saber mais, entre em contato com a gente
Juedir Teixeira é PhD. em Gestão.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Neste domingo (6), o Estado do Rio de Janeiro vivenciará o primeiro turno das eleições…
Primavera refinada em Búzios Para a primavera, a Chef Victoria Teles, no comando do restaurante…
A Assembleia Geral Ordinária da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) aprovou as demonstrações…
Os milhares de fiéis que visitarão o Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba,…
Nos dias 9 e 10 de outubro, a Associação de Engenharia de Impermeabilização (AEI) promoverá…
O período de renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 começou nas 38…