O deputado Luciano Vieira (Republicanos)
Por Nelson Lopes
Um jantar realizado esta semana em Brasília não deixou dúvidas de quem é o escolhido pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, para ser o seu articulador em Brasília junto à banca fluminense: o deputado Luciano Vieira, do Republicanos. Irmão do prefeito de São João de Meriti, Leo Vieira, Luciano aproveitou Brasília lotada pelo Encontro Nacional de Prefeitos e mais de 30 prefeitos foram ao convescote. Prova do prestígio é que estavam da presidente do PT, Gleisi Hoffman, ao vice presidente do Republicanos, lado a lado.
Além de ouvir a demanda dos prefeitos, Luciano Vieira foi designado pelo presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, para fortalecer a legenda e atrair novos quadros do Rio depois do Carnaval. Deve dar para imaginar o tamanho da fila para estar no partido do presidente da Casa, onde os diálogos por emendas e demandas, naturalmente são mais fáceis. Ah, e não eram apenas parlamentares e prefeitos que batiam ponto por lá. A ministra Nisia Trindade dividiu mesa com Lindbergh Farias e Juninho do Pneu, o que mostra a civilidade do evento.
Sem pestanejar, Hugo Motta (que não é bobo nem nada) agradou os prefeitos anunciando que a PEC que renegocia a dívida dos municípios terá andamento. Motta se compromete com a PEC que renegocia a dívida dos municípios. O texto já foi aprovado no Senado e na CCJ da Câmara e aguarda agora instalação de uma comissão especial.
A PEC dos Municípios abre novo prazo de parcelamento especial de débitos dos municípios com seus Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos e com o Regime Geral de Previdência Social. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, reforçou a cooperação entre os municípios e o legislativo.
“É essencial que os gestores que assumem mandato neste ano tenham a certeza que contarão com o congresso. É nossa responsabilidade trabalharmos conjuntamente no aperfeiçoamento do Pacto Federativo”, completou.
O sucesso do Encontro Nacional de Prefeitos fez o presidente Lula redesignar André Ceciliano para voltar com as Caravanas Federativas a partir do segundo semestre. O trabalho é visto como fundamental para 2026, quando Prefeitos precisarão mostrar os feitos do governo federal e pedir votos para o presidente. Lula, que não é bobo, tem em Ceciliano a certeza dessa aproximação com a ponta dos serviços.
Nas Caravanas, é o governo federal que vai aos Estados e ouve os prefeitos, além de anunciar medidas imediatas em relevantes redutos eleitorais. O trabalho, por isso, deve ser intensificado em regiões onde o bolsonarismo é mais forte. Tudo calculado para converter votos até o ano que vem.
2026 já começou, minha gente…
O presidente Lula participa nesta segunda da cerimônia de retomada da indústria naval e offshore brasileira, em Angra dos Reis, no Terminal da cidade (Tebig). Lula estará acompanhado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e do presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
Por meio do Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras, o governo federal irá fomentar novas oportunidades no setor.
Na ocasião, o Tebig também irá sediar a “Feira de Negócios da Indústria Naval e Offshore Brasileira”, iniciativa da Petrobras e do Ministério de Minas e Energia, com a participação de representantes e agentes do setor.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Rio 40º graus! Com as altas temperaturas do verão, as marcas Sunomono e Mono Poke…
Por Nelson Lopes Pode-se dizer que o jantar oferecido pelo governador Cláudio Castro para o…
A unidade do Senac RJ da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital fluminense, está com vagas abertas…
O governador Cláudio Castro anunciou na quarta-feira (19) que, a partir de 2026, o financiamento…
Por Sara Oliveira Nesta quinta-feira (20), a Federação das Associações Comerciais do Estado do Rio…
O Carnaval da Alegria, em Macaé, no Norte Fluminense, este ano será ainda maior. A…