Por Nelson Lopes
O favorito para ocupar a presidência da Câmara a partir de fevereiro do ano que vem, deputado Hugo Motta, da Paraíba, se reuniu com a numerosa e diversa bancada fluminense na Casa. Apesar de já estar com a eleição para a sucessão de Arthur Lira consolidada, o deputado fez questão de ouvir as demandas de grande parte dos 47 parlamentares do Rio e ter a garantia dos seus votos. Nos registros, é possível ver que Motta conta com a simpatia de deputados de vários partidos. Áureo Ribeiro, Pedro Paulo, Laura Carneiro, Bandeira de Mello e Altineu Côrtes estão entre as lideranças que assumiram o compromisso de votos nele.
Na reunião, o paraibano ouviu demandas sobre pontos diversos, que foram desde a liberação de emendas parlamentares à aprovação de leis que dizem respeito à segurança pública. E Motta não se reuniu com os deputados do Rio por enquanto. É do território fluminense que saiu aquele que, até o momento, é o seu único adversário na disputa: o deputado Pastor Henrique Vieira, do PSOL.
Motta tem se encontrado com todas as bancadas regionais e com as comissões temáticas. A expectativa é de que ele seja eleito por ampla maioria, nas eleições que ocorrerão em fevereiro do ano que vem. Como sinal de respeito, o deputado Pedro Paulo publicou, após a reunião:
“Hoje, foi dia de encontro da Bancada do Rio com o Deputado Federal Hugo Motta, futuro Presidente da Câmara dos Deputados. Apresentei sugestões para maior eficácia, qualidade e transparência do trabalho no legislativo”.
Castro vai a Brasília e volta com Propag aprovado
Foi intensa, a semana de negociações do governador do Rio, Claudio Castro, em Brasilia, para onde rumou, com o objetivo de aprovar o Propag – projeto que cria bases mais palataveis para o pagamento das dívidas do estado. Ao lado do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Castro brigou pela redução dos juros de pagamento e acompanhou a votação ao lado do presidente da Câmara, Arthur Lira.
A ida a Brasília, é claro, também trouxe alguns constrangimentos. Castro ficou frente a frente com o deputado Alexandre Ramagem, seu correligionario, com quem trocou farpas durante a eleição. Ele também ouviu desaforos do deputado Glauber Braga, que disse no púlpito do Congresso, diante do governador, que ele não é “merecedor de sentar na cadeira do Palácio Guanabara”. Apesar do climão, Castro de manteve calmo.
Paes ganha aliado em Brasília
Quem voltará a trabalhar como deputado federal a partir do ano que vem é o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero. Com isso, o prefeito Eduardo Paes ganha um aliado no Congresso para a aprovação de projetos.
Ah, quem esteve no Congresso esses dias foi Renan Ferreirinha, o secretário de Educação. Ele foi relator na CCJ da Câmara e aprovou o projeto de lei sobre celulares na escola. Foi elogiado pela relatoria.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.