Falso contador: CRC-RJ faz alerta para a sociedade

O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ) realizou apuração e constatou que o empresário Wanderson Moraes Coutinho, investigado pela Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público, na Operação Crédito Podre, por suspeita de estelionato, não é habilitado como profissional da contabilidade e não possui registro ativo no CRC-RJ.

As empresas investigadas, pertencentes ao grupo WMC, também não possuem aval para
exercer nenhuma atividade contábil. De acordo com as investigações, o suspeito se passava por profissional da contabilidade para conquistar a confiança e captar clientes devedores do Fisco, oferecendo um serviço de compensação de tributos administrativos.

Apuração do CRC-RJ

Na tarde de segunda-feira (19), foram realizadas diligências nas empresas mencionadas na reportagem exibida no Fantástico. Em investigação ainda em curso, o CRC-RJ apura se existem profissionais da Contabilidade envolvidos nas fraudes.

Como um alerta para a sociedade, o CRC-RJ orienta sobre a possibilidade de consulta do registro profissional no portal do conselho (www.crcrj.org.br), com o objetivo de checar se o prestador de serviço se trata de um profissional da contabilidade registrado e habilitado. Tal ação permite que as irregularidades sejam mapeadas e a fiscalização atue de forma efetiva, aprimorando o exercício profissional.

Levantamento em parceria com a Receita Federal Para coibir a ilegalidade de empresas que prestam serviços contábeis, o CRC-RJ tem feito convênio com diversos órgãos, como Receita Federal, Secretaria de Estado de Fazenda e Junta Comercial. Através desses convênios, o conselho apurou que, no estado do Rio, mais de três mil empresas prestam serviços contábeis de maneira irregular.

Tais empresas estão sendo notificadas e investigadas pelo órgão. Ainda há a articulação do projeto de lei 2279/2022, que prevê cadastro compulsório do responsável técnico contábil na base de dados da Receita Federal do Brasil.

“A contabilidade é uma área estratégica e que exige extrema confiança por parte dos empresários. Além da entrega de obrigações principais e acessórias, a informação técnica para embasar a tomada de decisão é o maior bem que um profissional contábil registrado, atualizado e capacitado tecnicamente pode trazer para a empresa. Por isso, a recomendação é: verifique se o seu contador é registrado no Conselho. Não confie seu patrimônio a um leigo”, pontua Samir Nehme, presidente do CRC-RJ.


A Coluna Conexão Contábil é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro.

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

2 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

10 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

10 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

10 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

1 dia atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

1 dia atrás