Conexão Contábil
Conexão Contábil
Coluna do CRC-RJ

Balanço do Cont in Rio e manifesto de entidades são os destaques

Na coluna desta semana, destaque para o balanço de todas as edições do Cont in Rio e para a reclamação de cobrança de plataforma.

Compartilhe:
04 de outubro de 2022
Balanço do Cont in Rio e manifesto de entidades são os destaques
A última edição do Cont in Rio foi realizada em Angra dos Reis. Crédito: Divulgação

Edições do Cont in Rio reúnem mais de 1.300 participantes

Ao longo do ano, o Cont in Rio passou por Nova Friburgo, Itaperuna, Niterói e a última edição de 2022, Angra dos Reis. Foram mais de 1.300 participantes nas quatro cidades do projeto Cont in Rio, que rodou o Estado do Rio.

O Cont in Rio Angra dos Reis teve como palestrante o presidente do CRCRJ, Samir Nehme; o professor e tributarista, Edgar Madruga; a presidente do CRCES e empresária contábil, Carla Tasso; a contadora e fundadora do projeto ‘Mentoria MEI na prática’, Milane Albuquerque; o consultor tributário, Anderson Souza e o contador e criador da ‘Formação Escritório Contábil do Zero’, Macedo.

O Cont in Rio contou também com mentorias individuais, sorteios de brindes, cursos e shows das bandas Fato Gerador e Fabricio Victorino.

Ano que vem tem mais Cont in Rio!


Entidades divulgam manifesto contra cobrança pelo uso da plataforma Integra Contador

A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícia, Informações e Pesquisas (FENACON), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) divulgaram, na última quarta-feira (28/09), manifesto contra a cobrança da nova plataforma de prestação de serviços contábeis e fiscais, Integra Contador.

A Integra Contador permite o acesso automatizado a um conjunto de informações que só estavam disponíveis por consulta individualizada no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). A ferramenta oferece, inicialmente, 27 serviços em sete APIs (Application Programming Interface). Dentre os principais, estão os relacionados ao Simples Nacional e MEI, consulta e transmissão de DCTFWeb, consulta de pagamentos realizados, emissão de DARF, dentre outros.

“O acesso a essas informações é primordial ao profissional contábil que necessita entregar as obrigações acessórias dos seus clientes no prazo legal. As empresas contábeis tratam diariamente de centenas de dados fiscais de seus clientes, e apesar de todo o corpo técnico qualificado da empresa contábil, não é difícil de se encontrar dificuldade no cumprimento das obrigações fiscais causadas por sistemas da Administração Pública que por vezes não suporta o volume dos dados transmitidos”, diz o manifesto assinado pelas entidades que trabalham junto a todas as categorias econômicas.

Ainda segundo as entidades, a mercantilização da plataforma é uma situação que está em total desacordo com o que é defendido por dois principais motivos. “Primeiro que a criação da plataforma é feita por empresa pública e com intuito de facilitar o acesso a transmissões de dados obrigatórios pelo contribuinte (ou seu contador), ou seja, a API é um meio para que os contribuintes – pessoa física ou jurídica, cumpram com suas obrigações fiscais; segundo que os custos financeiros para uso dessa plataforma recairão diretamente ao contribuinte, que já arca com grandes dispêndios financeiros para custear o cumprimento das suas obrigações acessórias. É de se ressaltar que não pode ser transferido ao contribuinte o ônus da ineficiência na prestação dos serviços online que são obrigatórios ao próprio contribuinte”, reitera o comunicado.

O manifesto destaca ainda que as entidades entendem que a nomenclatura “Integra Contador” não faz jus à API, pois a atividade que é fornecida na plataforma é do contribuinte ao governo, e propõem a alteração do nome da API para que não haja indevida associação ao ônus dessa plataforma diretamente ao profissional contábil.


Profissionais da contabilidade recebem homenagem da Câmara Municipal de Nova Iguaçu

No último dia 27, os profissionais de contabilidade foram homenageados em solenidade inédita na Câmara Municipal de Nova Iguaçu pela celebração do Dia do Contador, comemorado em 22 de setembro.

O dirigente da sessão, vereador e presidente da Câmara de Nova Iguaçu, Eduardo Reina, reconheceu a importância do profissional da contabilidade e se emocionou ao relembrar um momento pessoal em que um contador teve papel fundamental para sua vida.

Durante as homenagens, o vice-presidente do CRCRJ, Rafael Machado, reconheceu o marco histórico para a classe e a importância do reconhecimento de todo o trabalho exercido em prol da sociedade pelos profissionais da contabilidade.

“A profissão contábil se encontra no melhor momento da história porque há um movimento nacional onde a administração pública, de forma geral, tem como pauta principal o desenvolvimento econômico e não existe falar de desenvolvimento econômico sem a participação direta do profissional da contabilidade”, declarou o vice-presidente do CRCRJ, Rafael Machado.

O evento contou com a presença do vice-presidente de Interior do CRCRJ, Edilson Júnior, do delegado de Nova Iguaçu, Jorge Miguel de Moura, do conselheiro Luiz Tranquilino, do coordenador da comissão de escritórios contábeis do CRCRJ, Mauricio Luz, da presidente do Sindicont-Rio, Diva Maria Gesualdi, da presidente da Fedcont, Lygia Maria Vieira Sampaio, do presidente do Sescon, Renato Mansur, e da presidente da Ascom Rj, Maria José Damasceno. Também prestigiaram a solenidade Paulo Lacerda, representando a Jucerja, além do controlador geral da Câmara de Nova Iguaçu, Evandro Gonçalves, os vereadores Jeferson Ramos e Márcio Guerreiro, e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Nova Iguaçu, Mário Lopes e José Reginaldo Bastos, respectivamente.


CRCRJ e Sesc Rio firmam convênio em prol dos profissionais da contabilidade

O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro e o Sesc Rio firmaram convênio que oferece a todos os profissionais da contabilidade com registro ativo no conselho o acesso à credencial da instituição. Com inúmeros benefícios, a parceria garante viagens de turismo e hospedagens com custos acessíveis, participação em eventos culturais, uso de instalações esportivas e academias, cursos e atividades educativas, entre outros serviços pelas unidades do estado do Rio. 

“Estamos sempre em busca de boas oportunidades para os profissionais da contabilidade registrados no CRCRJ. Essa é mais uma delas, oferecida através do nosso convênio com o Sesc, instituição do Sistema S que apoia e se aproxima, cada vez mais, das nossas iniciativas. Esse convênio entrega muitos atrativos de lazer, saúde e bem-estar para a classe contábil e é uma satisfação para nós ofertar essa possibilidade aos registrados e seus familiares”, celebra Samir Nehme, presidente do CRCRJ.

Para se tornar um associado, é preciso emitir a certidão negativa de débitos pelo site do CRCRJ, assim como ter em mãos RG, CPF, comprovante de residência e foto recente. Os documentos podem ser entregues em qualquer unidade do Sesc Rio.

Para o credenciamento do(s) dependentes (s), é necessário os documentos que comprovem os laços com o titular, além de RG, CPF e comprovante de residência. São considerados dependentes do titular: cônjuge ou companheiro de união estável de qualquer gênero; filho, enteado e pessoa sob guarda (definitiva ou provisória), menores de 21 anos ou estudantes até 24 anos, matriculados no ensino superior, profissionalizante, pós-graduação (lato sensu, stricto sensu ou residência médica), preparatório para ensino superior ou educação de jovens e adultos (EJA). Titulares pagam uma taxa anual de R$ 50 e dependentes R$ 100.

No estado do Rio de Janeiro, o Sesc atua por meio de 20 unidades operacionais, cinco unidades hoteleiras, dois restaurantes e um bistrô, além das 12 unidades móveis. Para informações sobre endereços, horários de funcionamento, serviços, benefícios e atividades oferecidas, acesse: www.sescrio.org.br


A Coluna Conexão Contábil é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro.