Por Samir Nehme
Presidente do CRC-RJ
Todo negócio depende da atuação de um contador. Essa necessidade confere um protagonismo a essa classe, comemorada neste 22 de setembro, Dia do Contador. No estado do Rio, somos mais de 37 mil profissionais e nossa atuação vai muito além de manter em dia as obrigações com o governo. Somos nós, os contadores, quem indicamos as melhores estratégias para a tomada de decisão dos empreendedores, a partir de um conhecimento técnico e qualificado.
Com isso, mantemos negócios sólidos, que geram emprego e renda, e, consequentemente, promovem o desenvolvimento social e econômico. Apesar de lidarmos com números, representamos uma ciência social, porque atuamos diretamente na arrecadação de tributos, a partir dos quais os governos podem pôr em prática políticas públicas pelo bem estar da população.
Neste Dia do Contador, data que este foi ano foi oficialmente incluída no calendário do município do Rio de Janeiro, além do Estado do Rio e diversos municípios, parabenizo todos os meus colegas de classe que atuam, com resiliência e entrega, como um exército que impulsiona tantas empresas e que afeta positivamente tantas vidas a partir disso.
Exercemos uma atividade de muita responsabilidade. Lidamos com o patrimônio de pessoas, empresas e entidades governamentais. Auxiliamos no bom funcionamento e na gestão tributária das organizações, assumimos funções de compliance e controle, e atuamos como alicerces na destinação de recursos públicos para a sociedade.
Pertencer a uma profissão forte, unida e com propósitos alinhados em prol do crescimento das empresas, desenvolvimentos das pessoas e a construção de um país mais justo, é a recompensa diária pela profissão que escolhemos seguir. Uma escolha que é feita todos os dias, de forma ética, honesta e comprometida.
Somos e sempre seremos a força motriz desse país.
A Coluna Conexão Contábil é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro.