Nas entrelinhas da notícia
Nas entrelinhas da notícia
Coluna

Que se cale o mundo, pois foi feita justiça. Uma Ode aos bons magistrados

Na Coluna Nas Entrelinhas da Notícia desta semana o professor Hélvio Costa joga luz sobre o cenário das decisões judiciais no Brasil

Compartilhe:
03 de dezembro de 2024
Que se cale o mundo, pois foi feita justiça. Uma Ode aos bons magistrados
A justiça às vezes tarda e às vezes falha

*Por Professor Hélvio Costa

E se descobrires que aquele a quem condenaste era inocente? E que, após anos cumprindo tão cruel reclusão, o direito que negaste a este, fora na verdade daquele que buscando o abrigo da lei, não encontra em seus julgamentos equidade?

Se descobrires que o filho daquele que teve arrancado à força da sua infância tão sagrado convívio paterno? E quando afinal, descobrindo o equívoco, for tarde demais, constatar então que o preterido já não pode gozar de tão elementar direito a liberdade afinal, já tem exauridas as forças do que fora a mocidade?

Quando apequenar-se ante o nome do grande réu que suplica ser livre provisoriamente e, após libertado, tornar a cometer os mesmos erros? Podeis, Senhor Juiz, do alto da Vossa responsabilidade, ignorar a tudo isto?

Se estás, para! volta aos primeiros passos e indigna-te com o teu erro. Prepara-te, mas não só com a letra e nem só com o verbo, mas também com o coração. Prepara-te para sentires e lamentares cada vez que condenares um inocente ou preferir o verdadeiro merecedor da pena.

Se por medo, encontra força na justiça. Se por incerteza, antes de vacilar a pena, despe-te dos teus conceitos, ignora os grandes, almeja a justiça. Então aí julga, não busque a glória, pois esta não é para ti. Sozinho, és apenas juiz. Na demanda, és a justiça perfeita. No final, contenta-te apenas com a confortante certeza do dever cumprido.


Professor Hélvio Costa é jurista e professor universitário

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.