Nas entrelinhas da notícia
Nas entrelinhas da notícia
Coluna

Negacionistas do fracasso

Na Coluna Nas Entrelinhas da Notícia desta semana o professor Hélvio Costa fala sobre como o governo avalia a situação do país

Compartilhe:
12 de março de 2025
Negacionistas do fracasso
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Marcelo Camargo/Agência Brasil

*Por Professor Hélvio Costa

Não, não é unanimidade que governo Lula 3 teve seu início fadado ao fracasso antes mesmo do seu fim, mas é um sentimento esposado até mesmo dentro das fileiras da esquerda tendo inclusive várias baixas de políticos que iniciaram a caminhada com o presidente Lula, ou até mesmo pelo fato deque o ministro Gilmar Mendes afirmou que a vitória de Lula se deveu pela ação direta dos ministros do STF. A fala do ministro mostra quão frágil é o Governo.

Negar que o Brasil está vivendo um de seus piores momentos com narcotraficantes infiltrados no governo nas três esferas de poder, escalada desenfreando da violência, proteção a criminosos desumanos, censura em detrimento iniciativas que de fato combatam por exemplo a escalada da inflação.

Negar que o governo Lula não tem um projeto nacional para além do seu projeto de poder pelo poder é puro negacionismo. Da mesma forma negar que o Lulismo é um natimorto também o é e a prova disso é que nenhum petista reúne adjetivos que lhe garantam o título de herdeiro do Lulismo.

“Toda unanimidade é burra” afirmou de forma sábia Nelson Rodrigues, quem pensa com a unanimidade não precisa pensar. Penso que essa frase tem um aspecto mais nefasto quando a unanimada é construída por indução fruto de uma relativa verdade apresentada por poucos que dominam e que estão longe da grande massa insensíveis e incapazes de perceber o que está acontecendo no país.

É saudável discordar dos governantes em qualquer lugar no mundo, exceto em algumas ditaduras nas quais tal atitude beira a insalubridade que bom que isso não acontece no Brasil (rsrsr), estamos falando de ditaduras.

O contraditório é positivo e construtivo em qualquer lugar, pois tira o gestor público da sua zona de conforto. O fato de ser ideologicamente de esquerda não deve ser condição para concordar com o governo o mesmo raciocínio vale para direita. Viver e sentir na pele todas as mazelas econômicas do governo atual e mesmo assim defende-lo de forma unanime dentro do grupo ideológico, essa unanimidade realmente é muito burra.

O Governo tem a todo custo tentado apresentar um cenário de conquistas e garantias sociais combinado com pujança econômica o que de fato não vemos exceto nos discurso da da cúpula petista e em Estados que tem vida independente da união.


Professor Hélvio Costa é jurista e professor universitário

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

 

/* */