Foco Imobiliário
Foco Imobiliário
Coluna do Creci-RJ

Fiscalização autua mais de 5 mil contraventores em 2023

A Coluna Foco Imobiliário destaca o aumento do resultado das ações de fiscalização do Creci-RJ, com crescimento de 16% no número de autuações.

Compartilhe:
04 de janeiro de 2024
Fiscalização autua mais de 5 mil contraventores em 2023
A fiscalização é importante para manter a qualidade e a segurança dos serviços prestados no estado.

Quando a atual gestão assumiu o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ), em 2022, uma mudança aconteceu no setor de Fiscalização: priorizar o combate ao contraventor, aquele que atua como corretor de imóveis sem possuir o registro profissional, em vez de autuar os corretores de imóveis em débito.

Desde então, o trabalho da Fiscalização tem apresentado resultados significativos. De janeiro a novembro de 2023, foram 5.346 autuações de contraventores. O resultado reflete um aumento de cerca de 16% em relação a 2022, qua do foram 4.617 autuados pelo exercício ilegal da profissão.

Na busca incansável para retirar os contraventores das ruas, o Creci-RJ tem desenvolvido, de forma constante, operações conjuntas com prefeituras, Polícias Civil e Militar, Inea, entre outras instituições públicas.

O objetivo é unir esforços para combater ilegalidades e resguardar à sociedade, com uma presença ativa em várias cidades do Rio de Janeiro.

É importante abordar que esse trabalho de combate ao exercício ilegal da profissão também passa pelo recebimento de denúncias da sociedade e dos corretores de imóveis contra os contraventores.

Denúncias em alta ajudam fiscalização

Vale ressaltar a confiança cada vez maior da população em denunciar os ilegais, acreditando na atuação intensiva da Fiscalização. Em 2023, 4.071 denúncias foram cumpridas em todo o estado até novembro, enquanto que em 2022 foram 3.392 denúncias, sendo registrado um aumento de 20%.

O setor de Fiscalização também tem o trabalho de encaminhar as autuações por exercício ilegal, quando comprovada a habitualidade, para o Ministério Público para as devidas providências. No ano passado, de janeiro a novembro, cerca de 755 processos foram encaminhados ao MP, enquanto que, em 2022, cerca de 307 processos foram enviados.

A atuação da Fiscalização também consiste em conscientizar a sociedade sobre a importância do corretor de imóveis. Nas ações voltadas para a sociedade, foram distribuídos materiais informativos relacionados à compra e venda de imóveis, além de conteúdos institucionais do Conselho para levar informações e orientações para a população.

Para o assessor da Fiscalização do Creci-RJ, Marcus Limão, além do papel de fiscalizar, o Creci-RJ também tem a obrigação de ir até a sociedade prestar informações e orientar sobre a atuação do profissional da intermediação imobiliária.

“Essa ação valoriza o corretor de imóveis, pois mostra a importância que um corretor tem na negociação. E também protege a sociedade, destacando a segurança e a certificação de um negócio correto quando um profissional está na transação. Vamos estender ações como essa em todo o nosso estado”, explica Limão.

Dessa forma, o Creci-RJ segue firme na busca pela valorização da profissão de corretor de imóveis. Apoie as nossas ações e nos ajude a combater a contravenção. Nosso Whatsapp para denúncias é (21) 99800-4882.


Creci-RJ Itinerante faz ação em Três Rios e Rio das Ostras

O Creci-RJ Itinerante, que leva informações e serviços para a sociedade e os corretores de imóveis de todo o estado do Rio de Janeiro, está prestes a entrar na estrada em 2024. As próximas paradas da van já acontecem neste mês de janeiro.

A primeira cidade a receber o serviço, que este mês completa um ano de existência, será Três Rios, no dia 10. A ação acontecerá na Praça São Sebastião, no Centro, a partir de 10h.

No dia 17, será a vez de o serviço chegar a Rio das Ostras, com a parada na Praça José Pereira Câmara, também a partir de 10h.

O projeto Creci-Itinerante percorreu, no ano passado, cerca de 40 localidades com sua ação educativa e de orientação, mobilizando moradores dos lugares visitados e corretores de imóveis locais.

A lista incluiu, por exemplo, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Rio das Ostras, Cabo Frio, Búzios, Macaé, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Resende, Petrópolis, Paraty, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Barra da Tijuca, Méier e Tijuca.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A Coluna Foco Imobiliário é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ)