Foco Imobiliário

Barra do Piraí aprova lei que dá prioridade aos corretores de imóveis no atendimento

A Câmara Municipal de Barra do Piraí aprovou, no mês passado, a lei nº 3.897, que dá aos corretores de imóveis do município prioridade no atendimento em órgãos da administração pública e nos cartórios.

A legislação, originária do Projeto de Lei nº 125/2024 de autoria da vereadora Kátia Miki, entrou em vigor no dia 11 de novembro. O PL foi aprovado pelo legislativo no dia 20 de agosto.

Para exercer o direito estabelecido pela Lei nº 3.897, o corretor de imóveis precisa comprovar a sua condição profissional “devidamente inscrito no Creci-RJ”.

Segundo a legislação, “caberá à administração pública municipal e aos cartórios regulamentarem os procedimentos necessários para a efetivação do direito de prioridade estabelecido por esta lei, observando sempre a ordem de chegada dos corretores de imóveis”.

Para os corretores de imóveis na cidade, a lei permitirá mais agilidade na hora de fechar as transações e negociações imobiliárias, seja para legalizar, administrar, avaliar, vender ou alugar.

“O tempo é crucial para que o trabalho seja concluído, pois as certidões têm  prazos que precisam ser cumpridos, ou as negociações não se concluem. Os serviços da prefeitura e dos cartórios precisam ser de fácil acesso e serem concluídos em tempo hábil. A Lei é assertiva e de suma importância por isso”, destacou Christiana Honório, Conselheira Efetiva do Creci-RJ.

Lei em outras cidades

Barra do Piraí tornou-se o terceiro município do estado do Rio de Janeiro a ter uma lei que garante aos corretores de imóveis prioridade no atendimento.

As outras duas são Rio das Ostras e Macaé. Outra que vai seguir o mesmo caminho é Iguaba Grande, cuja Câmara Municipal aprovou, em outubro, o Projeto de Lei 015/2024.

De acordo com o presidente do Creci-RJ, Marcelo Moura, o objetivo é trabalhar para conseguir aprovar legislações semelhantes em todos os municípios do Rio de Janeiro.

“Isso é muito importante para a sociedade, pois na aquisição da casa própria, as pessoas têm o anseio de entrar logo no imóvel. Quanto mais rápido a gente conseguir agilizar a documentação, melhor para as pessoas”, destacou Marcelo Moura.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A Coluna Foco Imobiliário é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ)


Posts Recentes

Belford Roxo vence mais uma e lidera Série B2

Com três rodadas já disputadas a Série B2 do Campeonato Carioca parece estar desenhada, apesar…

3 horas atrás

Dia D de vacinação imuniza 30 mil animais em São João de Meriti

A Prefeitura de São João de Meriti promoveu, no sábado (4), o Dia D de…

4 horas atrás

São Francisco de Itabapoana promove campanha sobre riscos de agrotóxicos

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, está realizando a…

7 horas atrás

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

7 horas atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

23 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

1 dia atrás