Foco Imobiliário

Barra do Piraí aprova lei que dá prioridade aos corretores de imóveis no atendimento

A Câmara Municipal de Barra do Piraí aprovou, no mês passado, a lei nº 3.897, que dá aos corretores de imóveis do município prioridade no atendimento em órgãos da administração pública e nos cartórios.

A legislação, originária do Projeto de Lei nº 125/2024 de autoria da vereadora Kátia Miki, entrou em vigor no dia 11 de novembro. O PL foi aprovado pelo legislativo no dia 20 de agosto.

Para exercer o direito estabelecido pela Lei nº 3.897, o corretor de imóveis precisa comprovar a sua condição profissional “devidamente inscrito no Creci-RJ”.

Segundo a legislação, “caberá à administração pública municipal e aos cartórios regulamentarem os procedimentos necessários para a efetivação do direito de prioridade estabelecido por esta lei, observando sempre a ordem de chegada dos corretores de imóveis”.

Para os corretores de imóveis na cidade, a lei permitirá mais agilidade na hora de fechar as transações e negociações imobiliárias, seja para legalizar, administrar, avaliar, vender ou alugar.

“O tempo é crucial para que o trabalho seja concluído, pois as certidões têm  prazos que precisam ser cumpridos, ou as negociações não se concluem. Os serviços da prefeitura e dos cartórios precisam ser de fácil acesso e serem concluídos em tempo hábil. A Lei é assertiva e de suma importância por isso”, destacou Christiana Honório, Conselheira Efetiva do Creci-RJ.

Lei em outras cidades

Barra do Piraí tornou-se o terceiro município do estado do Rio de Janeiro a ter uma lei que garante aos corretores de imóveis prioridade no atendimento.

As outras duas são Rio das Ostras e Macaé. Outra que vai seguir o mesmo caminho é Iguaba Grande, cuja Câmara Municipal aprovou, em outubro, o Projeto de Lei 015/2024.

De acordo com o presidente do Creci-RJ, Marcelo Moura, o objetivo é trabalhar para conseguir aprovar legislações semelhantes em todos os municípios do Rio de Janeiro.

“Isso é muito importante para a sociedade, pois na aquisição da casa própria, as pessoas têm o anseio de entrar logo no imóvel. Quanto mais rápido a gente conseguir agilizar a documentação, melhor para as pessoas”, destacou Marcelo Moura.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A Coluna Foco Imobiliário é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ)


Posts Recentes

Novo Mecanismo nos Benefícios Cardiovasculares das Estatinas para HIV

*Por Flávio Cure Pesquisadores identificaram um novo mecanismo que pode explicar os benefícios cardiovasculares do…

17 horas atrás

Presidente da Comlurb apresenta novo modelo de coleta domiciliar em palestra no Secovi Rio

Na manhã do último dia 5, o auditório do Secovi Rio recebeu o presidente da…

18 horas atrás

Festa da democracia rubro-negra

Com 1.731 votos, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, foi eleito Presidente do Clube de Regatas…

18 horas atrás

Maternidade de Santa Cruz da Serra celebra 25 mil exames neonatais

Na segunda-feira (9), a Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias,…

21 horas atrás

Defeso do camarão e piracema: Macaé inicia cadastro

A Secretaria Municipal Adjunta de Pesca e Aquicultura de Macaé, no Norte Fluminense, iniciou a…

21 horas atrás

Botafogo terá ídolos homenageados na Câmara do Rio

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro será palco de uma cerimônia especial em homenagem…

21 horas atrás