O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou, nesta quarta-feira (19), uma operação na Região dos Lagos para combater o exercício ilegal da profissão. A ação foi motivada por uma denúncia de que uma pessoa estava se passando por corretor de imóveis e oferecendo locação por temporada por meio de um grupo de WhatsApp.
De acordo com o superintendente do Creci-RJ, Marcus Limão, a contraventora já havia sido autuada pelo Conselho, o que caracteriza habitualidade na prática ilegal. “Diante desse histórico, estamos encaminhando o caso ao Ministério Público para as providências cabíveis”, explicou Limão. A operação contou com o apoio das Polícias Civil e Militar. Segundo os fiscais envolvidos, a acusada se recusou a atender a diligência, alegando que apenas sublocava imóveis que alugava. “Por se tratar de uma estrangeira, o caso também será encaminhado à Polícia Federal em Cabo Frio.
O vice-presidente do Creci-RJ, Marcelo Moura, alertou que casos como esse são mais comuns do que se imagina. “A locação de imóveis, seja fixa ou por temporada, deve ser tratada com seriedade. Recomendamos que a sociedade evite contratos realizados exclusivamente por meios digitais e desconfiem de valores muito abaixo do mercado”, sempre buscando conhecer o imóvel pessoalmente, e colocando o CRECI-RJ à disposição da sociedade para quaisquer dúvidas, afirmou Moura. Ele também ressaltou que golpistas costumam usar imagens falsas para atrair vítimas. “Uma vez que se cai no golpe, a questão se torna um caso de polícia, com perdas financeiras e emocionais irreparáveis”, alertou.
Creci-RJ Itinerante leva atendimento e orientação a Araruama
Nesta terça-feira (20), o Creci-RJ continuou sua atuação na Região dos Lagos por meio do projeto Creci Itinerante. Uma van equipada com serviços e orientações esteve no município de Araruama, levando atendimento direto à população e aos profissionais do setor imobiliário. O vice-presidente Marcelo Moura também está presente na ação, reforçando a importância da iniciativa.
O Creci Itinerante tem o objetivo de aproximar os serviços do Creci-RJ dos corretores de imóveis e municípios do estado. “Essa iniciativa fortalece a profissão e protege a sociedade. Em 2024, a van já percorreu 7.367 quilômetros, visitando 42 cidades”, destacou Moura.
O vice-presidente também reforçou a função preventiva do projeto. “Orientamos os cidadãos a sempre verificarem o registro do corretor junto ao Conselho. O corretor de imóveis é o único profissional capacitado para garantir segurança jurídica nas intermediações imobiliárias”, concluiu. A ação é aberta a corretores de imóveis, entidades do setor, imprensa e sociedade em geral.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Coluna Foco Imobiliário é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ)
