Por Professor João Lucas Lima*
Sem informação, não tem inclusão. Sem conhecimento, não há acolhimento. Eu acredito que o ser humano nasce bom. Toda criança é boa. Observe as crianças de até 5 anos de idade… você não verá as crianças tomando a iniciativa de práticas exclusivas, de bullying, de olhares de preconceito porque o amiguinho é autista, ou porque não tem um braço, uma perna ou anda na cadeira de rodas.
A pergunta é… então, o que faz essa criança linda, amável se tornar alguém que pratica discriminação na igreja, na escola, no shopping se não toda uma vida de informações distorcidas sobre a diversidade, sobre as deficiências e o autismo?
Ora, não é razoável acreditar que professores capacitados possuem mais chances de promover a inclusão? Que parques e restaurantes frequentados por pessoas informadas acerca do autismo vão acolher uma criança durante uma crise em vez de julgar? A capacitação e a disseminação de informações corretas são fundamentais para construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.
Essa é a proposta da Coluna Informação é Inclusão do Conexão Fluminense, promover a inclusão através do conhecimento sobre autismo e deficiências, além de ser um espaço dedicado a divulgar projetos e ações sociais que apoiam essa causa. Através de artigos baseados em evidências científicas, exemplos práticos e atualizações sobre as melhores práticas de educação inclusiva, queremos equipar nossos leitores com as ferramentas necessárias para fazer a diferença.
A coluna será semanal, coordenada pelo Professor João Lucas Lima, especialista em Autismo e CEO do Instituto Neurodiversidade, e receberá convidados para agregarem com histórias, conhecimentos científicos e vivências. Em cada edição, abordaremos temas cruciais como diagnóstico e intervenção precoce, práticas de educação inclusiva, e avanços na compreensão do autismo, além de destacar iniciativas que estão fazendo a diferença na vida das pessoas.
Junte-se a nós nessa jornada de conhecimento e transformação. A inclusão começa com a informação, e juntos podemos construir um mundo onde todas as crianças, independentemente de suas condições, sejam acolhidas e valorizadas. Bem-vindos à Coluna Informação é Inclusão.
Professor João Lucas Lima é mestre, especialista em autismo e CEO do Instituto Neurodiversidade