Nas entrelinhas da notícia

Como transformar uma nação?

*Por Professor Hélvio Costa

Como educador, acredito piamente que somente pela educação se transforma uma nação. Creio que o maior investimento e de mais certo retorno para uma sociedade, é aquele feito em pessoas e dentre os investimentos em pessoas, investir na formação é sem dúvida a melhor das opções. Justamente por esse pensamento, precisamos que a fala de nossos legisladores e administradores públicos seja para além da indignação que está óbvia no cenário educacional brasileiro. Uma fala que ultrapasse a intenção e se transforme em ação, uma mudança no paradigma da realidade educacional capaz de produzir inclusão social a partir da educação e universalização da educação.

Conhecer, Compartilhar, Voltar a Conhecer. Acreditamos que após ser aprendido e apreendido o conhecimento dever ser compartilhado e ao ser compartilhando, esse saber adquirido será confrontado com outros saberes que se influenciarão mutuamente produzindo um novo e melhor saber. E agora, instrumentalizado devemos voltar a aprender, tornando a educação um ciclo crescente, incompleto e em eterna expansão, uma vez que sempre teremos algo a aprender.

Incluir e transformar pela educação! Contribuindo para melhorar a vida das pessoas por meio de uma educação responsável, formando cidadãos, solidários, justos e conscientes; plenos em direito e obrigações, preparando-os não só para o mercado de trabalho, mas também para a vida em sociedade, gerando valores pessoais de forma perene e sustentável e inclusiva.

O processo de ensino e aprendizagem deve ser capaz de proporcionar o desenvolvimento do discente em uma perspectiva biopsicossocial que valoriza os outros e a si mesmo com princípio éticos e morais humanitários exercendo quando necessário a liderança com integridade e compaixão.

Um indivíduo academicamente instrumentalizado para ter um pensamento crítico positivo, capaz de comunicar suas ideias com efetividade; Contudo de forma artísticas consegue liberar o amplo espectro de artes e criatividade comuns a humanidade em sim ou nos outros.


Professor Hélvio Costa é jurista e professor universitário

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

 

Posts Recentes

Réveillon especial no Flor da Lagoa

O Restaurante Flor da Lagoa, localizado na Pousada Algodão da Praia, na Praia dos Amores,…

17 horas atrás

Campos dos Goytacazes anuncia criação do 46º BPM

O prefeito de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, Wladimir Garotinho, anunciou nas redes sociais,…

18 horas atrás

Natal Solidário incentiva leitura e acolhimento na Zona Norte do Rio

O Teatro na Zona Norte realiza neste sábado (13), a partir das 10h, o Natal…

20 horas atrás

Rio ultrapassa 2 milhões de turistas internacionais em 2025

O Rio de Janeiro alcançou um marco histórico para o turismo. Entre janeiro e novembro…

20 horas atrás

Vossa excelência, a baixaria!

Por Nelson Lopes Foi "tiro, porrada e bomba", como se diz no popular, o processo…

23 horas atrás

CREA-RJ alerta para risco de queda em ponte de Niterói

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) alertou para o…

1 dia atrás