Nas entrelinhas da notícia

Como transformar uma nação?

*Por Professor Hélvio Costa

Como educador, acredito piamente que somente pela educação se transforma uma nação. Creio que o maior investimento e de mais certo retorno para uma sociedade, é aquele feito em pessoas e dentre os investimentos em pessoas, investir na formação é sem dúvida a melhor das opções. Justamente por esse pensamento, precisamos que a fala de nossos legisladores e administradores públicos seja para além da indignação que está óbvia no cenário educacional brasileiro. Uma fala que ultrapasse a intenção e se transforme em ação, uma mudança no paradigma da realidade educacional capaz de produzir inclusão social a partir da educação e universalização da educação.

Conhecer, Compartilhar, Voltar a Conhecer. Acreditamos que após ser aprendido e apreendido o conhecimento dever ser compartilhado e ao ser compartilhando, esse saber adquirido será confrontado com outros saberes que se influenciarão mutuamente produzindo um novo e melhor saber. E agora, instrumentalizado devemos voltar a aprender, tornando a educação um ciclo crescente, incompleto e em eterna expansão, uma vez que sempre teremos algo a aprender.

Incluir e transformar pela educação! Contribuindo para melhorar a vida das pessoas por meio de uma educação responsável, formando cidadãos, solidários, justos e conscientes; plenos em direito e obrigações, preparando-os não só para o mercado de trabalho, mas também para a vida em sociedade, gerando valores pessoais de forma perene e sustentável e inclusiva.

O processo de ensino e aprendizagem deve ser capaz de proporcionar o desenvolvimento do discente em uma perspectiva biopsicossocial que valoriza os outros e a si mesmo com princípio éticos e morais humanitários exercendo quando necessário a liderança com integridade e compaixão.

Um indivíduo academicamente instrumentalizado para ter um pensamento crítico positivo, capaz de comunicar suas ideias com efetividade; Contudo de forma artísticas consegue liberar o amplo espectro de artes e criatividade comuns a humanidade em sim ou nos outros.


Professor Hélvio Costa é jurista e professor universitário

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

 

Compartilhar
Publicado Por
vipalermo

Posts Recentes

Feijoadas celebram São Jorge

Se tem um prato que caracteriza as celebrações de São Jorge é a feijoada. Separamos,…

8 horas atrás

Ação de Páscoa leva alegria a crianças internadas no Souza Aguiar

Nesta quarta-feira (16), a magia da Páscoa tomou conta das unidades pediátricas do Complexo Municipal…

13 horas atrás

Estado do Rio poderá criar programa de turismo religioso

O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá ser autorizado a instituir um programa…

13 horas atrás

Festa de São Jorge movimenta Nova Iguaçu com fé, cultura e tradição

A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se prepara para receber uma das celebrações…

13 horas atrás

Glauber encerra a greve de fome

Por Nelson Lopes O deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio, encerrou a greve…

14 horas atrás

Secovi Rio se reúne com Senac RJ para alinhar evento sobre inovação no mercado imobiliário

Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, participou na última semana de uma reunião com representantes…

1 dia atrás