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Motivação e automotivação

Se a motivação fosse uma pessoa, deveria estar presente o tempo todo em nossas vidas. Porque toda atividade para ser bem feita precisa da motivação.

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19 de abril de 2024
Motivação e automotivação
No universo profissional, a motivação é vista como um combustível fundamental para o sucesso.

*Por Daniel Lascani

Se a motivação fosse uma pessoa, deveria estar presente o tempo todo em nossas vidas. Porque toda atividade para ser bem feita precisa da motivação.

Mas, afinal, o que é a motivação humana?

Há muitos conceitos e definições na literatura técnica sobre motivação. Em termos gerais e de modo sintético, podemos dizer que motivação significa ter motivos para agir – para se fazer aquilo que se deseja, podendo gerar um movimento ou uma transformação de algo na realidade, através de novas atitudes e práticas. E quando há esse movimento ou processo ocorre o chamado ciclo motivacional.

No universo profissional, a motivação é vista como um combustível fundamental para o sucesso. Ela está interligada entre o querer fazer e a ambição de vencer/triunfar. Se esses dois caminharem juntos, o trabalho torna-se muito mais prazeroso e com melhores resultados.

Nas empresas, a motivação é uma das principais ferramentas de incentivo aos profissionais, oferecida e representada através de diversos benefícios, tais como, treinamentos, bonificações, viagens, cursos, dentre outros de caráter social.

Isto ocorre porque a motivação está relacionada a fatores que acontecem em nosso campo externo e que nos motiva no campo interno, gerando a chamada automotivação.

Motivação

Para se definir o que é Motivação utiliza-se tanto a língua portuguesa quanto a matemática:

MOTIVO+AÇÃO= MOTIVAÇÃO

Analisemos, por exemplo, os seguintes fatores externos que nos geram motivos para agir: se nosso filho nasce temos motivos para agir; se somos promovidos no trabalho temos motivos para agir; se temos em nosso emprego um auxilio e um bom programa de reconhecimento profissional, também temos motivos para manter tal reconhecimento, conforme visto acima.

Certamente, quando estamos motivados, trabalhamos melhor, superando as dificuldades, e persistindo até atingir nossos objetivos. Já, quando estamos sem a motivação adequada é possível desfazer todo um processo que poderia ser produtivo.

Portanto, todo ser humano, mesmo os profissionais de excelente autoestima, precisam de um combustível motivacional. Por isso, as empresas investem tanto em treinamentos do gênero. Pois o alinhamento motivacional é a resposta para os problemas existentes nas empresas e na vida pessoal de cada um de nós.

Automotivação

Motivação é o ato ou ação de motivar. Isso pode ocorrer de um ser humano em relação a outro ser humano, de instituição para instituição, de grupo para grupo, de um ser humano para grupos, dentre outros.

Conforme visto no artigo sobre motivação, são os fatores externos que nos motivam, podendo geral um ciclo motivacional de automotivação.

Há também um conceito sobre automotivação, que independe do conceito de motivação. Isto é, estar motivado consigo mesmo, independentemente de influências externas. É estar fazendo o que se ama, apenas por amar, não esperando recompensa ou reconhecimento.

Todavia, são poucos os seres humanos que possuem essa automotivação e ainda de forma sustentável.

Pesquisas revelam que vence aquele que persiste com entusiasmo ainda que já se tenha trabalhado durante anos sem reconhecimentos ou recompensas.

Por outro lado, de uma forma geral, todos precisamos de um combustível para idealizar sonhos ou atingir objetivos. É como um vento que sopra ao nosso favor e nos oferece mais energia para prosseguir.

Há também duas pontas muito distintas e que variam na prática:

1. Pessoas com baixa autoestima, mas que recebem incentivos.

2. Pessoas de elevada autoestima, mas que não recebem incentivos.

Por isso que os temas consagrados mais ministrados hoje nas empresas são os de caráter motivacional – para trazer influências externas positivas, bem como para equilibrar o entusiasmo de um profissional diante de suas dificuldades cotidianas.

E mesmo que não trabalhemos em uma empresa que promova treinamentos ou ações motivacionais, busquemos sempre, ainda assim, nossa automotivação.

Seguindo o raciocínio acima, seguem logo abaixo algumas indicações:

  • Tenhamos atitude alinhada com a motivação, pois isso traz resultados benéficos, e tais resultados motivam mais ainda, para prosseguirmos.
  • Sejamos otimistas e agindo segundo as possibilidades mais viáveis. Não busquemos algo que esteja fora de nosso alcance. Mas não fujamos de nossos desejos autênticos. Sigamos aos poucos, sem dar passos além do que somos capazes, mas sejamos ousados dentro das possibilidades.
  • Acreditemos no que vem de dentro de nós e não somente no que constantemente vem de fora – explosão midiática. O que mais importa é conhecer-se. Saibamos quem somos, o que queremos, e o que precisamos para nos mantermos motivados.


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Daniel Lascani é palestrante, consultor empresarial, publicitário pós-graduado em Psicologia Analítica, docente na Unicreci – Creci-RJ e da Elerj – Alerj, e diretor do Instituto Lascani